A sondagem Industrial de dezembro de 2024 revela os principais problemas apontados pelos empresários industriais no 4º trimestre de 2024. Além da elevada carga tributária, que comumente ocupa o topo do ranking de principais problemas, destacam-se, especialmente, a taxa de câmbio e as taxas de juros elevadas.
Fonte:

A pesquisa também revela que, no 4º trimestre de 2024, houve aumento da insatisfação com o lucro operacional, da percepção de dificuldade de acesso ao crédito, e da percepção de aceleração dos preços de insumos e matérias primas. Assim, a avaliação acerca da situação financeira como um todo se tornou menos positiva no último trimestre do ano.
Em dezembro de 2024, a produção industrial e o número de empregados no setor diminuíram, conforme é usual para os meses de dezembro. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) do setor também recuou no mês, em linha com a atividade menos aquecida. Ressalte-se, contudo, que a atividade industrial segue elevada: desde março de 2024, a UCI segue acima das médias mensais do indicador.
Em dezembro de 2024 também houve recuo nos estoques das indústrias, que, no mês, ficaram abaixo do nível planejado pelos empresários do setor, como já havia ocorrido entre maio e outubro de 2024.
Nesse contexto, as expectativas para o primeiro semestre de 2025 se tornaram mais positivas. Os índices de expectativa de demanda, quantidade exportada, compras de matérias-primas e número de empregados, que já revelavam otimismo em dezembro, avançaram em janeiro de 2025.

Assista ao vídeo da edição Dezembro/2024
Commentaires