Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa: O Programa de Doutorado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa é o primeiro doutorado profissional em Comunicação no Brasil
- sindivestedesign
- há 7 horas
- 3 min de leitura

O Programa de Doutorado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa é o primeiro doutorado profissional em Comunicação no Brasil. Ele foi criado para avançar e ampliar a formação de pesquisadores nas atividades profissionais na área da Economia Criativa, em articulação com os saberes comunicacionais, especialmente aqueles vinculados ao desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e dos meios digitais aos quais a economia criativa está diretamente relacionada.
Conheça o programa : https://youtu.be/veGyFimcodQ?si=AesZVfJk1Aa1PuHE
Programa:
O Programa de Stricto Sensu Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa apresenta o primeiro doutorado do Brasil, na área de Comunicação. Ele foi criado a partir do percurso do Mestrado e para atender à alta demanda existente na área da Economia Criativa, em articulação com os saberes comunicacionais, especialmente aqueles vinculados ao desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e dos meios digitais aos quais a economia criativa está diretamente relacionada.
Público-alvo
Profissionais de nível superior com formação em Comunicação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Design ou áreas afins como: Educação, Administração, Ciência da Informação, Tecnologia da Informação, Direito, Economia, Contabilidade, Gestão Pública, Pedagogia e Licenciaturas que desejem aprimorar seus conhecimentos, repensar e intervir em sua realidade profissional por meio de pesquisa aplicada P&D, C&T.
Contexto
O programa, com quase 2 décadas de existência, no caso da formação de mestrandos, agora com o doutorado, reforça o compromisso de pesquisa aplicada com intervenção na realidade profissional do estudante. Amplia a formação de um perfil profissional-pesquisador que se utiliza da network, método e ferramentas científicas para estabelecer diálogo entre a academia e o mercado gerando renda e novas cadeias de valor na sua rotina de trabalho. Assim como tem ocorrido no mestrado, o doutorado renova e reforça o movimento de egressos que são convidados para serem recrutadores e desenvolvedores de pessoas, tendo em vista formação em pesquisa e docência que proveniente do curso. É frequente no Programa o interesse de estudantes da educação, T.I., sistema bancário, turismo, microempreendedores, gestão pública (executivo, legislativo e judiciário), além de ONGs que buscam a formação nessa intersecção entre comunicação e Economia Criativa.
Modalidade Profissional
O doutorado profissional é uma modalidade que promove o necessário diálogo da Universidade com o mercado de trabalho e amplia as possibilidades de atuação profissional ao estimular a pesquisa e a produção técnica aliadas à produção intelectual em diversos segmentos ligados tanto à comunicação, à tecnologia, à cultura e às artes (publicidade, rádio e TV, audiovisual, fotografia, design, editoração, música, moda, poesia) quanto ao empreendedorismo, à governança e à gestão nos setores público, privado e no terceiro setor.
Reconhecimento
O Doutorado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB, criado reconhecimento do curso de portaria MEC nº 213, de 20 de março de 2025, é reconhecido com conceito 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que qualifica o curso com reconhecimento acadêmico.
No mercado, já realizamos pesquisas desenvolvidas por alunos vinculados em diversas organizações: Caixa, CGU, MPU, FNDE, CADE, Banco do Brasil, Ministério da Defesa, Correios (ECT), CNI, SEFAZ/DF, SEDF, Bancorbrás, CNBB, SBPT, UBEC, UnB, UCB, IFB, autônomos e empreendedores de diversos setores.
Pesquisa
O Doutorado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB, por meio de seus docentes, desenvolve pesquisas que recebem apoio financeiro das agências de fomento nacionais e regionais, servindo como base de políticas públicas e qualificação de debates no mercado e na gestão pública. Os doutorandos têm a oportunidade de integrar as equipes de pesquisa e participar ativamente dos projetos ao longo de sua trajetória formativa.
Diferencial
No Doutorado Profissional, o estudante não fica limitado à apresentação de uma tese ao final do curso. Ele pode apresentar um produto criado e desenvolvido por ele como trabalho de conclusão. É comum os alunos formarem com produção de aplicativos, jogos, gameficação de processos organizacionais, documentários, material didático, cursos, eventos, protótipos e inovações nas rotinas de trabalho.
Para a Capes (MEC), um diploma de doutorado profissional tem a mesma validade que um doutorado acadêmico e permite, posteriormente, ingressar em um doutorado acadêmico e/ou profissional.
Oferta e regime de aulas
Especialmente pensado para profissionais ocupados ao longo da semana, o curso tem oferta quinzenal, com aulas às quintas (noturno), às sextas (noturno) e aos sábados (diurno).
Comments