Fibra lança 23ª edição da Agenda Legislativa da Indústria do DF
- sindivestedesign
- há 7 horas
- 2 min de leitura

Na manhã desta terça-feira, 20 de maio, o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, levou os primeiros exemplares da Agenda Legislativa da Indústria do DF 2025 ao presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz, e ao governador Ibaneis Rocha. O documento também foi entregue nos gabinetes dos outros 23 deputados distritais.
Editada anualmente pela Federação desde 2003, a Agenda Legislativa da Indústria do DF traz uma seleção de proposições em tramitação na Câmara Legislativa feita com o objetivo de abordar temas que influenciem a atividade das empresas e o ambiente de negócios local. Neste ano, foram priorizados 30 projetos de lei, em um processo com a participação dos dez sindicatos filiados à Fibra.
A entrega do documento aos chefes do Executivo e do Legislativo ocorreu no Palácio do Buriti, no gabinete do governador. “A indústria pode contar com o Executivo. É um setor que gera grande número de empregos e renda para o Distrito Federal, além de recursos para os cofres locais que fazem com que seja possível o atendimento às pessoas mais carentes”, disse o governador Ibaneis Rocha, ao receber a publicação.
O deputado Wellington Luiz comentou sobre a tradição da Fibra na produção da Agenda Legislativa da Indústria do DF que, em 2025, chega à 23ª edição. “Em nome dos demais 23 deputados, recebo esta importante agenda de um setor fundamental para o DF. Para nós, parlamentares, é uma cartilha que ajuda a nortear decisões com a participação da sociedade”, afirmou.
Para a Federação, a publicação é um importante instrumento no diálogo com os formuladores de leis e de políticas públicas, uma vez que sintetiza o pensamento de lideranças industriais do Distrito Federal de forma transparente e objetiva. “A Agenda é um documento formulado com cuidado e a partir de ampla discussão na nossa base, composta por dez sindicatos. Este documento faz parte da defesa transparente e qualificada que a indústria faz e o setor conta com a sensibilidade do Estado para avaliar a análise dos projetos apresentados”, disse Jamal. O presidente da Fibra estava acompanhado do 1º vice-presidente, Pedro Henrique Verano, e da diretora de Assuntos Institucionais e Governamentais, Danielle Bastardo.
Estrutura do documentoNesta edição, a Agenda Legislativa da Indústria do DF está organizada em cinco temas: assuntos econômicos, política tributária e fiscal, administração pública, política urbana e meio ambiente e assuntos de relações do trabalho. Em cada projeto de lei selecionado para a publicação, a Fibra manifesta o posicionamento do setor industrial, convergente ou divergente, com os devidos argumentos técnicos.
Para que parlamentares e gestores públicos tenham maior clareza sobre a realidade da indústria local, o documento apresenta, ainda, dados referentes ao perfil industrial do DF, com as características do setor e sua contribuição à economia brasiliense, e uma análise da conjuntura.
A Agenda Legislativa da Indústria do DF 2025 também será entregue a integrantes de pastas do Executivo local, a deputados federais e senadores da bancada do Distrito Federal e a empresários.
Baixe aqui a Agenda Legislativa da Indústria do DF 2025.
Texto: Anna Halley
Foto: Renato Alves/Agência BrasíliaAssessoria de Comunicação do Sistema Fibra
Veja a galeria de fotos:

Comments