PRODUÇÃO INDUSTRIAL RECUA 1,2% EM DEZEMBRO E ENCERRA 2025 COM ALTA DE 0,6%
- sindivestedesign
- há 9 minutos
- 1 min de leitura
O IBGE divulgou hoje a Pesquisa Industrial Mensal referente a dezembro de 2025. A produção industrial registrou recuo de 1,2% em relação a novembro de 2025. O dado mostrou um comportamento menos negativo que a expectativa da CNI, que projetava queda de 1,4%. No trimestre encerrado em dezembro, a produção industrial acumulou queda de 0,7% em relação ao trimestre anterior.
A Indústria de transformação recuou 1,9% na passagem de novembro para dezembro de 2025. No trimestre encerrado em dezembro, a Indústria de transformação recuou 1,0% em relação ao trimestre imediatamente anterior.
A principal contribuição para a queda da Indústria de transformação no trimestre encerrado em dezembro veio de Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-4,6%) e de Fabricação de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis (-2,3%). Esse recuo foi atenuado pela influência positiva da Fabricação de produtos minerais não metálicos (+1,8%) e da Fabricação de produtos alimentícios (+1,6%).
A Indústria extrativa registrou crescimento de 0,9% na passagem de novembro para dezembro de 2025. No trimestre encerrado em dezembro, a produção extrativa cresceu 1,0% em relação ao trimestre imediatamente anterior.
No acumulado de janeiro a dezembro de 2025 comparado com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial apresentou crescimento de 0,6%. A alta foi maior do que a expectativa da CNI, que projetava crescimento de 0,4%. A Indústria de transformação registrou queda de 0,2% na mesma comparação, enquanto a Indústria extrativa cresceu 4,9%.
Superintendência de Economia (ECON)
Diretoria de Desenvolvimento Industrial (DDI)
Confederação Nacional da Indústria (CNI)







Comentários