Aos 21 anos, o jovem brasiliense idealizou a própria marca, Wise, com foco na sustentabilidade e no upcycling. Confira
Aos 21 anos, Guto Riks se define como um apaixonado por moda e arte. O jovem é um dos nomes que se destacam na nova geração fashion e cultural de Brasília. Além dos trabalhos como fotógrafo e personal stylist, ele comanda uma marca autoral, a Wise, com foco no streetwear e no reaproveitamento de materiais. Participante do Desafio MFD, o artista teve a oportunidade de expor as criações da disputa durante os dois dias do Metrópoles Fashion & Design Festival, que ocorreu em 14 e 15 de setembro, no Museu Nacional da República.
Vem conhecer mais!
Guto Riks cria peças a partir do que já existe
A relação de Guto Riks com a moda começou bem cedo. Ele criou um estilo diferente do convencional. “Sempre gostei de me vestir bem, mas em oposto ao que era comum. Depois que compreendi a minha visão, nunca mais deixei de consumir moda”, explica, em entrevista à coluna.
Foi durante o período da pandemia que Guto decidiu trabalhar com o segmento fashion. Após deixar a escola, o jovem conheceu mais sobre a moda sustentável. “Inicialmente, eu achava que atuaria em outras áreas, porém, ao conhecer mais sobre o tema, criei um amor absurdo”.
Assim, surgiu a Wise, marca autoral que chegou com a ideia de transformar o que era lixo em algo novo. “Comecei a trabalhar com retalhos em jeans. Depois fui expandindo e mesclando o grafite nas peças”, conta.
Por meio do reaproveitamento de retalhos, o designer adiciona novos elementos às peças
A arte do grafite está entre as principais utilizadas para estilizar os looks
O jovem também tem um brechó com curadoria especial
A principal inspiração vem da vontade de quebrar normas
Metrópoles Fashion & Design Festival
Uma das novidades da segunda edição do Metrópoles Fashion & Design Festival, evento criado por Ilca Maria Estevão, foi o Desafio MFD. A partir da proposta, jovens criadores da capital desenvolveram uma minicoleção de upcycling.
Guto Riks foi um dos participantes e teve a oportunidade de expor as criações durante os dois dias do festival, em setembro. Intitulada Nas Ruas, a coleção foi criada com foco na transformação. “Queria mostrar que existe um leque de possibilidades para reutilizar o que já foi fabricado”, destaca.
O streetwear é a aposta
Peças criativas e ousadas estão no acervo
Guto se identifica com uma arte “fora do padrão”
Ele desenvolveu um minicoleção para o Desafio MFD. As peças foram expostas durante a segunda edição do Metrópoles Fashion & Design Festival, no Museu Nacional da República
Brasília Fora dos Padrões
A coluna deu início ao quadro Brasília Fora dos Padrões, como uma extensão da série Moda Brasília. Toda semana, apresentamos pessoas que se destacam pelo estilo próprio, a fim de dar ênfase à moda no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é compilar fashionistas que usam o vestuário como uma forma de autoexpressão e autenticidade. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna. A iniciativa também aborda pautas com temas para além do segmento fashion, como música, entretenimento e arte.
Fonte: Metrópoles
コメント