top of page
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram

Fibra realiza pesquisa sobre maturidade digital nas indústrias do Distrito Federal

  • sindivestedesign
  • há 57 minutos
  • 2 min de leitura

Com o objetivo de impulsionar a inovação e fortalecer a competitividade do setor industrial, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) iniciou em janeiro a Pesquisa de Maturidade Digital das Indústrias do DF. São considerados aspectos tecnológicos, organizacionais, estratégicos e de inovação.

Até março, pesquisadores da Universidade Católica de Brasília (UCB), parceira da ação, visitam empresas industriais de todos os portes para coletar informações e dados com o objetivo de mensurar, analisar e compreender o nível de maturidade digital das indústrias locais. Os pesquisadores são vinculados ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Profissional em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da instituição de ensino.

A ação tem o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF), que aprovou projeto submetido pela Fibra no âmbito do Edital nº 7/2024.

Além de avaliar o grau de digitalização, a pesquisa busca identificar o perfil das empresas industriais, compreender os principais desafios enfrentados na transformação digital e mapear as necessidades tecnológicas e organizacionais e as oportunidades de inovação, competitividade e crescimento.

O projeto está estruturado em questionários quantitativos — aplicados pelos pesquisadores, que visitarão as empresas devidamente identificados com uniforme e crachá — e estudo qualitativo, que contará com cerca de 20 entrevistas em profundidade com lideranças de empresas dos dez segmentos industriais representados pela Fibra. Haverá, ainda, rodas de conversa presenciais. Nestas, o objetivo é discutir os desafios, os gargalos e as oportunidades percebidas pelas empresas.

A expectativa da Federação é que a pesquisa de maturidade digital, além de orientar ações do setor industrial, resulte em evidências que poderão subsidiar a criação de políticas públicas e de novos editais de fomento voltados ao ensino, à extensão e ao desenvolvimento científico.

A participação das indústrias é essencial para garantir que os resultados da pesquisa reflitam a realidade do setor. Ao receber os pesquisadores, as empresas contribuem para dar voz ativa às demandas da indústria, garantir dados confiáveis, orientar programas, projetos e investimentos mais eficazes, fortalecer a competitividade e a inovação e apoiar a construção de soluções alinhadas às necessidades do setor. A previsão é que a pesquisa seja finalizada em abril.

Confidencialidade e conformidade com a LGPDA pesquisa segue rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Assim, todas as informações coletadas são sigilosas, os dados são tratados de forma consolidada e anônima, nenhuma informação individual ou identificável será divulgada e as estatísticas serão utilizadas exclusivamente para fins de pesquisa científica e institucional.



 
 
 

Comentários


SIA Trecho 02, lote 1125

Edifício SESI Brasília 

Guará - Brasília /DF      

image-removebg-preview (2).png

(61) 3234-0414

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page