top of page

SONDAGEM INDÚSTRIAL

Os dados coletados para a Sondagem Industrial do DF do mês de agosto apontaram uma recuperação da produção, acompanhada de um aumento dos estoques finais.   

O índice de produção alcançou 54,7 pontos em agosto frente aos 45,3 pontos de julho. O aumento intenso de 9,4 pontos reverteu a tendência de queda para crescimento da produção industrial. Na comparação com agosto do ano passado (56,5 pontos), o índice recuou 7,9 pontos.

O emprego industrial, por sua vez, registrou uma queda na intensidade de crescimento em agosto. O índice passou de 51,6 pontos em julho para 50,3 pontos em agosto.

Como reflexo da recuperação da produção industrial, a utilização da capacidade instalada (UCI) cresceu 2 p.p. ao alcançar 67% em agosto.

A sondagem revela ainda aumento dos estoques finais pelo segundo mês consecutivo. Apesar do avanço, os estoques seguem abaixo do planejado pelos empresários do setor na passagem de julho para agosto.

Em relação às expectativas para os próximos seis meses, a sondagem revela que os empresários seguem confiantes, em especial, quanto às intenções de investimentos que se mostraram mais disseminadas.

A pesquisa foi elaborada pela Fibra, em parceria com a CNI, no período de 1º a 13 de setembro de 2023.

Fonte: Sistema Fibra

bottom of page