Sondagem Industrial do DF
- sindivestedesign
- 30 de abr.
- 2 min de leitura
Fonte: https://www.sistemafibra.org.br/fibra/produtos-e-servicos/indicadores-economicos/sondagem-industrial

Atividade industrial registra novo crescimento
Os dados da Sondagem Industrial do DF apontam para o crescimento da atividade industrial na passagem de fevereiro para março e para um otimismo moderado em relação aos próximos seis meses.
O índice de evolução da produção industrial aumentou 4,1 pontos ao alcançar 54,9 pontos em março ante os 50,8 pontos de fevereiro. Ante março do ano passado (54,4 pontos), o índice cresceu 0,5 ponto. Os resultados apontam um aumento no ritmo da produção industrial nesse início de ano.
O índice de evolução do emprego industrial reverteu a tendência de queda para crescimento ao se situar acima dos 50 pontos. O índice de evolução do emprego industrial alcançou 51,3 pontos em março.
O crescimento dos níveis de produção e de emprego é corroborado pela expansão da utilização da capacidade instalada (UCI). Em março, a UCI alcançou 66% – aumento de 1 p.p. ante fevereiro.
A sondagem também traz o bloco especial trimestral com os principais problemas enfrentados pelos empresários e a avaliação sobre as condições financeiras das indústrias do DF. No 1º trimestre de 2025, mais de 50% dos entrevistados além de continuarem preocupados com a alta da carga tributária, também estão preocupados com a falta ou alto custo de matéria prima. Outro entrave que persiste, segundo os empresários, é o alto custo de trabalhador qualificado. O item foi assinalado por 27,27% dos entrevistados.
No que tange as condições financeiras das indústrias locais, a sondagem revelou a diminuição da satisfação com a situação financeira das empresas e a manutenção da piora ao acesso ao crédido na passagem do 4º trim/24 para o 1º trim/25.
Em relação aos próximos seis meses, os empresários demonstram cautela, embora as expectativas positivas ainda prevaleçam.
Os dados foram coletados, no período de 1º a 10 de abril de 2025, pela Federação das Indústrias do DF (Fibra) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).







Comentários