MPME nº 29
- sindivestedesign
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Fonte: Confederação Nacional Indústria
Pequenos negócios elevam maturidade digital e ampliam presença online
Pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revela que a maturidade digital dos pequenos negócios brasileiros avançou em 2025. O Indicador de Maturidade Digital (IMD) atingiu 37 pontos em uma escala de 0 a 80, representando um aumento de 6% em relação a 2024, quando o índice era de 35. O indicador mede o potencial das empresas para aproveitar os benefícios da digitalização.
O levantamento entrevistou mais de 7 mil empreendedores de diferentes setores e portes, incluindo Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Em sua segunda edição, a pesquisa mostra que a diferença de maturidade digital entre esses três perfis diminuiu, com melhoras em todas as regiões do país, especialmente entre microempreendedores individuais.
Os setores de Serviços e Comércio foram os principais responsáveis pela elevação do índice. Estados como Goiás e Rio Grande do Norte lideram o ranking nacional de maturidade digital. Segundo o presidente do Sebrae, o avanço demonstra como as ferramentas digitais ampliam o alcance dos produtos e fortalecem a presença dos empreendedores no mercado globalizado.
O estudo também aponta que empreendedores mais jovens e com maior nível de escolaridade tendem a apresentar melhores resultados no IMD. Além disso, a contratação de funcionários com competências digitais contribui diretamente para o aumento da maturidade das empresas. Entre os critérios avaliados estão o acesso e a qualidade da internet, o uso de planos estratégicos de marketing digital e o desenvolvimento de novos produtos
Pequenos negócios ampliam busca por crédito para Black Friday e Natal
O último trimestre de 2025 deve manter o histórico de alta movimentação no mercado de crédito para empresas brasileiras. Nesse período, micro, pequenas e médias empresas (MPEs) intensificam a busca por liquidez para reforçar estoques e sustentar as operações durante as festividades da Black Friday e do Natal, momentos decisivos para o fechamento do ano fiscal.
Segundo levantamento da M3 Lending, a procura por crédito no quarto trimestre de 2024 cresceu 30% em relação à média dos meses anteriores, tendência que deve se repetir em 2025. O movimento é impulsionado tanto pela maior demanda de consumo, quanto pela expansão das fintechs no sistema financeiro nacional.
A Pesquisa Fintech de Crédito Digital 2025, realizada pela PwC Brasil em parceria com a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), confirma essa consolidação. O estudo mostra que o volume de crédito digital para empresas cresceu 68% em 2025 em comparação ao ano anterior, enquanto o número de clientes pessoa jurídica atendidos aumentou 67%, com destaque para as micro e pequenas empresas.
De acordo com o CEO da M3 Lending, o mês de outubro é estratégico para empresas de médio porte, que se preparam para a alta demanda de consumo de fim de ano e precisam de capital para manter fluxo de caixa e capacidade operacional. Além disso, projeções do Banco Central indicam uma inflação de 3,6% até 2026, o que sugere um ambiente mais estável para o crescimento do crédito corporativo.







Comentários