Estilista de Franca (SP) vence concurso nacional de design de moda
- sindivestedesign
- 29 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
O estilista Samuel Riechel (SP) venceu o concurso nacional Brasil Fashion Designers – Profissionais, nessa terça (19/8)

O estilista paulista Samuel Riechel é o grande vencedor do Brasil Fashion Designers – Profissionais 2025. Natural de Franca (SP), ele foi a escolha do júri entre os 10 finalistas do concurso, na primeira edição com abrangência nacional e voltada para profissionais formados em design de moda, arte ou áreas relacionadas. O desfile da final ocorreu em Blumenau (SC), nessa terça-feira (19/8).
Com intuito de dar visibilidade à moda autoral brasileira, o concurso teve como tema “Terra – Planeta Água”. Ao todo, foram 64 projetos inscritos, de talentos espalhados por 12 estados, incluindo as cinco regiões do país. Vem saber mais!
Detalhes do concurso
Antes desta edição, o Brasil Fashion Designers ocorria em caráter regional. Agora, na final da primeira edição para profissionais, cada um dos 10 talentos apresentou quatro looks em um desfile. Com a vitória, Samuel terá direito a uma imersão de moda de cinco dias na Itália, pelas cidades de Milão e Florença. A experiência, com tudo pago pela organização, inclui palestras sobre o mercado de moda e visitas a ateliês, fábricas e museus.
Entre os finalistas, Dai Vaz Miotto (SC) levou o segundo lugar, enquanto Maria Laura (RJ) ficou em terceiro. Além dos três primeiros colocados, concorriam Betto Gomes (RJ), Bruna Sibilio (SC), Eduarda de Souza (SC), Isabela Teixeira (GO), Juliano Michelli (SC), Laryssa Perdiz (SP), Letícia Ghisi (SP) e Maria Laura (RJ). Os looks dos 10 talentos também estarão em exposição no Febratex Summit até 21 de agosto, concorrendo ao voto do júri popular.

Coleção premiada
Na coleção “Mistérios do Fundo do Oceano”, Samuel Riechel se inspirou em elementos marinhos, como algas, corais e fragmentos de tesouros esquecidos. Para isso, ele trabalhou texturas orgânicas, formas amplas e silhuetas fluidas. Nas cores, elegeu tons que remetem ao encontro entre água e terra, como azul, terrosos e dourado.

O designer de 32 anos descreve o compilado como “uma viagem sensorial ao desconhecido e ao imaginário humano”, que “mergulha nos segredos das profundezas, onde a luz se dissolve e o silêncio ecoa”. “Cada peça simboliza a arqueologia de um mundo perdido, vestindo a memória do planeta”, completa.



Entre especialistas, executivos e profissionais ligados à moda, o júri do concurso incluiu Carlos Silva, Eduardo Viveiros, Francine Bacelar, Kátia Suzuki, Marcelo Logo e Simone Rech.
O Febratex Summit, evento onde ocorreu a final do concurso, reúne empresas, startups e especialistas para discutir tópicos do mercado têxtil como sustentabilidade, negócios e tecnologia. Entre expositores, palestras e experiências interativas, a feira ocorre a cada dois anos, desde 2019. Neste ano, começou em 19 de agosto e vai até quinta-feira (21/8).
Na galeria abaixo, veja mais fotos dos finalistas e de seus respectivos looks:
















Comentários