Empresários apontam queda da produção edo emprego em agosto
- sindivestedesign
- 19 de set. de 2025
- 3 min de leitura
Fonte: Confederação Nacional da Indústria , CNI
Empresários apontam que agosto de 2025 foi um mês de fraco desempenho industrial. Na visão dos empresários, tanto a produção quanto o número de empregados caíram na passagem de julho para agosto. Destaca-se ainda que, tradicionalmente, a produção mostra alta no período, o que também vinha sendo observado com frequência no tocante ao número de empregados nos últimos cinco anos. Além disso, a utilização da capacidade instalada também caiu entre julho e agosto de 2025.
Em linha com o fraco desempenho da atividade no mês, as expectativas dos industriais, de uma forma geral pioraram. Os índices de expectativas de demanda e de compra de insumos e matérias primas recuaram no mês, passando a mostrar perspectivas de crescimento mais moderado. Já os índices que haviam recuado em agosto e que passaram então a revelar expectativa de queda – quantidade exportada e de número de empregados – permaneceram abaixo de 50 pontos, ou seja, seguem mostrando pessimismo. O índice de intenção de investir também caiu – é a terceira queda consecutiva.

Atividade industrial tem desempenho negativo em agosto
O índice de evolução da produção registrou 47,2 pontos em agosto de 2025, representando queda da produção na passagem de julho para agosto, muito embora tradicionalmente, o mês de agosto apresente crescimento na produção.

O índice mostra a maior retração da produção na passagem de julho para agosto desde 2015, quando o indicador atingiu 42,7 pontos. O índice varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores abaixo de 50 indicam redução da produção em relação ao mês anterior. Quanto mais distante dos 50 pontos, maior e mais generalizada é a queda observada.
O índice de evolução do número de empregados ficou em 48,4 pontos em agosto de 2025. Abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o número indica que os empresários apontam queda do número de empregados em agosto, na comparação com julho.
Ressalte-se, contudo, que desde 2020 vinha sendo frequente registros de alta do número de empregados no período (excetuando 2023, nos demais anos o índice de agosto ficou acima de 50 pontos).

Utilização da Capacidade Instalada apresenta recuo em agosto
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) da Indústria teve uma redução entre julho e agosto de 2025, de 71% para 70%. O percentual é menor ao observado em agosto de 2024 (72%), mas idêntico ao de agosto de 2023 (70%).

Estoques da indústria seguem estáveis
O indicador de evolução do nível de estoques ficou em 50 pontos em agosto de 2025, indicando que o nível de estoques se manteve estável em relação ao observado em julho. Esse é o segundo período consecutivo em que o índice registra estabilidade no nível de estoques.
Já o índice de estoque efetivo em relação ao planejado ficou em 49,8 pontos em agosto. Próximo à linha de 50 pontos, o índice do mês revela que os estoques se encontram ajustados conforme o planejado pelos empresários industriais.

EXPECTATIVAS DA INDÚSTRIA EM SETEMBRO DE 2025
Expectativas recuam em setembro
Em setembro de 2025, os índices de expectativa de demanda e de compra de insumos e matérias primas recuaram. O índice de expectativa de número de empregados mostrou uma pequena recuperação em relação a agosto, enquanto o índice de expectativa para a quantidade exportada se manteve estável.
O índice de expectativa de demanda ficou em 52,3 pontos em setembro, após recuar 0,8 pontos frente a agosto.

O índice de expectativa de compra de insumos e matérias primas ficou em 51,3 pontos em setembro, após também recuar 0,8 ponto. A despeito dos recuos, os indicadores permaneceram acima da linha divisória de 50 pontos, revelando expectativa de crescimento da demanda e da compra de insumos para os próximos meses, ainda que mais moderada do que em agosto.
O índice de expectativa de quantidade exportada manteve-se inalterado em 46,6 pontos em setembro. Já o índice de expectativa de número de empregados ficou em 49,6 pontos em setembro, agosto. Com isso, esses indicadores se mantiveram abaixo da linha de 50 pontos em setembro, revelando que os empresários industriais esperam recuo na quantidade exportada da Indústria e no número de empregados, esse último mais moderado.

Intenção de investimento da indústria recua em setembro
O índice de intenção de investimento da Indústria ficou em 54,4 pontos em setembro de 2025, após recuar 0,2 ponto frente a agosto. É a terceira queda consecutiva para este indicador. No entanto, ainda assim o indicador encontra-se 2,1 pontos acima da média histórica para o mês, que é de 52,3 pontos.

RESULTADOS:









Comentários