top of page
Buscar
  • sindivestedesign

APRENDA O SIGNIFICADO DOS MAIS USADOS TERMOS DA SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade e o meio ambiente estão cada vez mais se tornando uma pauta recorrente. Os líderes políticos, as grandes marcas e as vozes mais influentes da nossa geração, estão usando sua plataforma para pontuar o quão urgente é fazermos mudanças bruscas para a saúde do nosso Planeta. Além disso, precisamos estar informadas, você já se perguntou o que significa quando algo é descrito como biodegradável ou quando uma marca diz que é neutro em carbono? É importante sabermos todos os termos da sustentabilidade antes de fazermos mudanças práticas. 

Estar bem informada é o começo de tudo, e com algo tão urgente como a sustentabilidade, é preciso levar a sério e ter as informações na ponta da língua o mais rápido possível. Para te ajudar, fizemos um glossário com o significado dos termos da sustentabilidade mais usados recentemente, a fim de termos um estilo de vida mais ecologicamente correto. Vamos lá:

biodegradável

Quando falamos em biodegradável, estamos falando de um produto ou material que se decompõe de forma rápida e fácil no meio ambiente.Diferente do plástico, um material é biodegradável quando ele se decompõe - pela ação de microorganismos - em uma escala de tempo de semanas ou meses, retornando a terra sem qualquer processamento. 

pegada de carbono

Um dos termos da sustentabilidade mais usados em todos os mercados é a “pegada de carbono”. Mas o que de fato ela significa? A pegada de carbono é nada mais, nada menos, do que a quantidade de emissões de carbono geradas pelas ações de uma pessoa, empresa, evento ou produto. Gases como o carbono, quando liberados em excesso, ficam acumulados na atmosfera, causando grandes impactos ambientais, especialmente o aumento do efeito estufa. A intensificação deste fenômeno natural gera o aquecimento global.

neutro em carbono

Agora que você já sabe o que significa “pegada de carbono”, já deve imaginar o significado de “neutro em carbono”, certo? Algo é descrito como neutro em carbono quando suas emissões de CO2 são equilibradas pela absorção de carbono. A neutralização é adotada por muitas empresas e pessoas, a fim de compensar o desequilíbrio ambiental causado pela emissão de CO2 na atmosfera. Ela é realizada, na maioria das vezes, por meio do plantio de árvores. Isso porque, as plantas efetuam a fotossíntese para a obtenção dos nutrientes necessários para sua sobrevivência. E, para que esse processo aconteça, elas absorvem gás carbônico da atmosfera. 

mudanças climáticas

Certos termos da sustentabilidade são autoexplicativos, como as “mudanças climáticas”. O termo se refere a mudanças de longo prazo que acontecem nos padrões climáticos, causados pelo homem. Quando falamos sobre mudanças climáticas hoje, normalmente estamos nos referindo às mudanças feitas por humanos que acontecem desde meados do século 20 e estão começando a nos impactar hoje. 

orgânico

Muito se fala em alimentos, produtos e até roupas de materiais orgânicos, mas o que o termo realmente implica? Para algo ser considerado orgânico, ele deve ser cultivado sem o uso de materiais feitos pelo homem, sejam eles químicos - como agrotóxicos - ou modos de extração industriais. Pela legislação brasileira, considera-se produto orgânico, “aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de um processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.”

reciclável

Outro dos termos da sustentabilidade que sempre ouvimos, mas nunca nos aprofundamos em seu significado. Um produto ou material reciclável, como papel, vidro e até alguns plásticos, são aqueles que possuem a alternativa de retornar a cadeia produtiva para virar um novo produto, não sendo descartado. 

reutilizável

Existe diferença entre reciclável e reutilizável? Sim! Os produtos reutilizáveis ​​são diferentes dos materiais recicláveis pois podem ser reutilizados sem uma mudança drástica em sua estrutura, ou sem passar por um processo de produção. Por exemplo, você compra uma garrafa de vinho que vira um vaso depois. Entendeu?

energia renovável

A “energia renovável” - também conhecida como “energia limpa” é um dos termos da sustentabilidade mais utilizados ultimamente, e ele se diz respeito a todo tipo de energia que vem de fontes naturais e são constantemente reabastecidas, como a energia solar e a eólica, por exemplo. 

fibras naturais

As “fibras naturais” são um dos principais termos da sustentabilidade usados quando falamos de moda sustentável. As fibras naturais podem ser de origem vegetal ou animal, como o algodão, a lã ou a seda, e são consideradas muito mais sustentáveis do que fibras sintéticas, como o poliéster. Fibras naturais orgânicas normalmente são biodegradáveis e possuem uma pegada de carbono quase inexistente. 

biodiversidade

E para finalizar nossa lista de termos da sustentabilidade que você precisa saber, vamos explicar o que significa “biodiversidade”. A biodiversidade, ou diversidade biológica, é o conjunto de todos os seres vivos existentes, o que inclui todas as plantas, animais e microorganismos da Terra. E é justamente essa diversidade e a interação entre estas diferentes espécies que faz o nosso Planeta “funcionar”. A biodiversidade e a variabilidade das espécies em nosso planeta é de importância crucial! O excesso da exploração dos recursos naturais e animais causa uma perda de biodiversidade, deixando milhões de espécies em risco de extinção. 



Fonte: central.stealthelook

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Copom mantém a taxa Selic em 10,50% a.a.

O ambiente externo mantém-se adverso, em função da incerteza elevada e persistente sobre a flexibilização da política monetária nos Estados Unidos e quanto à velocidade com que se observará a queda da

Comments


bottom of page