Senai Brasília é novo polo de formação para a indústria 4.0


Em comemoração ao Mês da Indústria, foi reinaugurada nesta segunda-feira, 31 de maio, a escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Setor de Indústrias Gráficas. A nova escola, chamada Senai Brasília, oferecerá cursos de educação profissional para a indústria 4.0, em áreas como a de Tecnologia da Informação e de Gráfica e Mídias Impressas e Digitais, além de formações tecnológicas em diversos setores.


Com instalações modernas e com equipamentos de ponta, o espaço tem aproximadamente 3 mil metros quadrados. São oito laboratórios, com capacidade total para 284 alunos, equipados com computadores de mesa ou notebooks para todos os estudantes. Há ainda duas salas de aula multiuso, para 30 alunos cada uma, que podem ser transformadas em um auditório. A capacidade plena de atendimento diário da escola é de cerca de mil alunos por dia, nos três turnos, de segunda a sexta-feira. Durante a pandemia da covid-19, o número máximo de atendimentos é restringido a 400 estudantes.


Um dos espaços tem uma lousa interativa sensível ao toque, que permite ao professor projetar informações para a turma e otimizar o aprendizado. A infraestrutura contempla ainda estúdio de gravação para produção de conteúdo para aulas online.


“Seja qual for o setor, o trabalhador precisa agregar valor à sua formação. No Senai Brasília, teremos cursos que vão atender às necessidades do dia a dia de vários setores industriais. A intenção é transformar este ambiente em uma incubadora de projetos, buscando respostas às necessidades do setor”, destacou o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.


Mão de obra qualificada


Durante a cerimônia, o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e presidente do Conselho Regional do Senai-DF, Jamal Jorge Bittar, apontou a necessidade da formação contínua de mão de obra qualificada. “Falar de indústria 4.0 é tratar daquilo que mais precisamos. Hoje, não há mais espaço só para o trabalhador tradicional. O conjunto de desenvolvimento tecnológico atinge tanto novos os setores quanto os tradicionais e, em ambos, há crescimento em tecnologia e vanguarda embutidas na operação.”


Para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, no Senai Brasília, alunos e professores também têm à disposição o SenaiLab — um ambiente de aprendizagem que estimula a economia criativa, a inovação e o conhecimento, com base no conceito “faça você mesmo”.


“As tecnologias estão impactando nas indústrias e na educação. Fico muito contente em ver estruturas como essa, com espaços como o SenaiLab e um estúdio para gravação de aulas. Isso tudo faz com que a gente consiga ter local no centro de Brasília para acreditar nessas mudanças”, disse o gerente executivo de Educação Profissional e Tecnológica do Departamento Nacional do Senai, Felipe Morgado, presente à cerimônia.


A cerimônia de reinauguração foi realizada para público restrito, em cumprimento aos protocolos de controle da covid-19. Após o descerramento de placa em alusão à data, os convidados puderam realizar uma visita guiada por salas de aula, laboratórios e outros ambientes de aprendizagem da escola. Em algumas das salas, os convidados observaram demonstrações de treinamento de competidores do Senai-DF na área de tecnologia da informação para a WorldSkills — a maior competição de educação profissional do mundo.


Histórico


O prédio que hoje abriga as estruturas do Senai Brasília foi inaugurado na década de 1980, como Centro de Treinamento Hilton Pinheiro Mendes (Cetres). À época, eram ofertados cursos voltados para o setor gráfico.


No fim dos anos 2000, o local ampliou a oferta de formação profissional e passou a se chamar Centro de Tecnologia da Informação do Senai-DF. De 2017 a 2019, as instalações se transformaram em um centro de treinamento do Senai para a WorldSkills, onde alunos de todo o País treinavam para enfrentar a competição.



Senai Brasília

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), quadra 6, lote 1.100

Inscrições para cursos pelo site cursos.senaidf.org.br

Serviço de Atendimento ao Cliente do Senai-DF: (61) 4042-6565


Texto: Samira Pádua

Fotos: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF

Assessoria de Comunicação do Senai-DF


  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Ícone Instagram
Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Facebook

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF 

(61) 3234-0414

SIA trecho 04, lote 1130

Edifício SENAP I (Cobertura)

Guará - Brasília /DF     Cep: 71200040 

© 2018 SINDIVESTE - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF