
Mil e sessenta máscaras de tecido infantis foram doadas ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar nessa terça-feira, 10 de novembro. A ação foi promovida pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF), um dos 10 filiados à Federação das Indústrias do DF (Fibra).
O hospital atende crianças e adolescentes, de 28 dias a 18 anos,
integralmente pelo Sistema Único de Saúde, para tratar doenças graves ou de alta complexidade. É público, faz parte da rede da Secretaria de Saúde do DF e é administrado pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe).
“Somos muito gratos por receber as doações que chegam ao hospital, sobretudo para os nossos pacientes, que são a nossa razão de ser e existir”, disse a diretora de Recursos Humanos do Hospital da Criança, Vanderli Frare, ao receber os itens de proteção facial. “O fato de elas serem laváveis é muito positivo, porque a criança pode usar por mais tempo. A doação agora vai para o almoxarifado e as equipes de voluntariado e de enfermaria farão as entregas conforme a necessidade dos pacientes”, completou o assessor de Captação de Recursos, Genésio Vicente.
Para a presidente do Sindiveste-DF, Walquiria Pereira Aires, a entrega das máscaras representa a solidariedade do setor diante da pandemia. “A indústria do vestuário queria contribuir e a doação das máscaras foi uma forma de dar apoio às crianças em tratamento. Represento uma entidade que ano que vem fará 50 anos e, apesar de o setor ser composto por micro e pequenas empresas, podemos ajudar tanto esses negócios quanto o hospital”, destacou.
Produção de máscaras
Além da entrega de máscaras para o Hospital da Criança, o Sindiveste-DF participou da produção de 2.004.545 máscaras de tecido reutilizáveis para o governo do Distrito Federal, de abril a outubro deste ano. A ação ocorreu por meio de um convênio firmado entre o Banco de Brasília (BRB); o Instituto BRB de Responsabilidade Social e Ambiental; o governo do DF, por meio do Comitê Gestor do Programa Todos Contra a Covid; o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF); o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) e o Sindiveste-DF.
Texto: Samira Pádua Foto: Victor Hugo Pessoa/Fibra Assessoria de Comunicação da Fibra Veja aqui a galeria de imagens: