Made in Brasília: fundadora e designer da marca Confraria participa do projeto CASA VOGUE na Estrada, em Trancoso

20/10/2020

Como única marca do Distrito Federal convidada, a designer Ana Paula Braga Ávila e Silva está de malas prontas para uma experiência que promete render ótimos negócios mundo afora, além dos Estados Unidos, França e Suíça, países já compradores de seus acessórios exclusivos feitos à mão e com matéria primas focadas na sustentabilidade. A convite do projeto “CASA VOGUE na Estrada”, a fundadora da marca brasiliense Confraria desembarca em Trancoso, no Sul da Bahia, onde, de 19 a 26 deste mês, mergulha em uma imersão entre artistas, designers e mestres artesãos para desenvolvimento de uma coleção da linha Home a ser apresentada em 2021.

 

A imersão, com QG no hotel Uxuá, inclui visitas a ateliês de artesanato da região, aldeias da etnia Pataxó, a Belmonte, cidade do mestre do design moveleiro e da arquitetura Zanine Caldas, à foz do Rio Jequitinhonha e a arquitetura gótica baiana. O resultado será aplicado principalmente na linha de objetos para casa, lançada há dois anos e hoje vendida por 15 lojas de decoração física e online nacionais. Já as bolsas e sapatos da Confraria estão em mais de 100 pontos de venda brasileiros e do exterior.

 

“Estamos nos armários brasileiros e de alguns países com os nossos acessórios, agora almejamos a nossa linha home Made in Brasília também nas casas.”, observa a empresária Ana Paula Braga de Ávila e Silva, fundadora da marca que está completando em 2020, 22 anos. Os produtos da linha Home foram muito bem aceitos e decidimos ampliá-la criando mais produtos.”, completa.


A Confraria foi fundada em 1998 na cidade de Belo Horizonte. Em 2000 transferiu sua unidade de produção da capital mineira para Brasília, de onde saem bolsas, calçados e acessórios em couro e outros materiais naturais para mais de 100 pontos de vendas, as melhores multimarcas do país, e exterior. Todo o processo criativo e de desenvolvimento de produto é comandado pela fundadora da marca, Ana Paula Braga Ávila e Silva, nascida no Vale de Jequitinhonha, Minas Gerais, berço de artesãos e formada em Artes Plásticas pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (FUMA).

 

Há 20 anos, o junco, originário da floresta amazônica, onde é abundantemente encontrado, é, ao lado do couro, o principal componente das coleções da Confraria. A marca funde a fibra natural com couro, tecidos orgânicos, metais nobres e cristal. Todo o processo produtivo das peças, desde a aquisição da matéria prima até o acabamento final, está sob a supervisão da estilista Ana Paula Braga Ávila e Silva. A colheita passa por um controle rigoroso dos órgãos competentes brasileiros. A inserção de parâmetros ambientais no planejamento de produtos tem sido uma das principais ações da Confraria. A marca tem na responsabilidade social uma de suas vertentes, não só no ponto de vista ambiental, como profissional, por meio de capacitação dos artesãos que têm melhora considerável de renda com a produção dos produtos para a label brasiliense.

 

 

O junco divide o protagonismo com o couro entre as matérias-primas principais utilizadas nas criações da Confraria. O Vachette, utilizado pelas principais grifes internacionais, tem sua cor extraída com resina orgânica já com o produto confeccionado. São cerca de 11 tons com coloração sem conservante químico e isento de cromo.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Ícone Instagram
Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Facebook

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF 

(61) 3234-0414

SIA trecho 04, lote 1130

Edifício SENAP I (Cobertura)

Guará - Brasília /DF     Cep: 71200040 

© 2018 SINDIVESTE - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF