Sistema Fibra, Sindiveste-DF e BRB assinam convênio para a produção de máscaras reutilizáveis

20/04/2020

 

Empresas do setor do vestuário já podem se cadastrar para fazer parte de uma força-tarefa para a produção de um milhão de máscaras de proteção reutilizáveis, feitas em tecido. As peças serão distribuídas para a população do Distrito Federal no combate à disseminação do novo coronavírus, causador da Covid-19.

 

O primeiro lote, com mais de 450 mil unidades, será produzido por meio de convênio entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF), o Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste-DF) e o Banco de Brasília (BRB), por meio do Instituto BRB de Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, que doou R$ 1 milhão para ação.

 

O convênio foi assinado nesta sexta-feira, 17 de abril, no Palácio do Buriti, pelo governador Ibaneis Rocha, o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, e o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar. “Estamos adotando essa medida para tentar reabrir parte do comércio a partir de 3 de maio. Faremos a aquisição das máscaras junto ao Sistema Fibra e depois a distribuição gratuita à população do DF para garantirmos mais segurança no momento dessa reabertura da economia”, afirmou o governador.

 

A iniciativa cria uma Central de Governança formada pelas instituições, que coordenará a produção e a distribuição das máscaras. A fabricação será feita por micro e pequenas confecções do DF, portes que representam mais de 95% do setor. Para Jamal, além ser um instrumento adequado para a proteção das pessoas no processo de reabertura econômica da cidade, as máscaras vão mover um ciclo produtivo com importante função social. “A fabricação das máscaras vai levar renda para mais de 1,5 mil microempreendedores que hoje estão com ganhos comprometidos e que vão receber por unidade produzida”.

 

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, falou da importância da ação tanto para a saúde da população como para a economia do DF. “O BRB, como banco do Distrito Federal, atua com o foco em promover o desenvolvimento da nossa região. Em um momento como esse, não poderia ser diferente. Vamos, com a ação, cuidar das pessoas e movimentar o setor de confecção, gerando emprego e renda”, afirmou.

 

Operação


Pelo acordo, o IEL-DF fará o credenciamento das empresas por meio de edital e distribuirá a demanda de produção. O Senai-DF, em parceria com o Sindiveste-DF, dará suporte técnico às empresas e receberá os produtos prontos, fazendo o controle de qualidade antes da entrega final. Também serão responsáveis pela gestão e distribuição dos insumos às empresas, em parceria com o IEL-DF.

 

A distribuição das máscaras para a população será feita pelo BRB nos pontos de atendimento do banco, como em agências, nos correspondentes bancários e em lojas do BRB Mobilidade.

Para a presidente do Sindiveste-DF, Walquiria Pereira Aires, além de gerar renda para os microempresários do setor, o convênio pode ser uma oportunidade de negócio para depois do fim da pandemia. “O setor do vestuário do DF vai poder apresentar à rede hospitalar um produto de alta qualidade, feito com padronização supervisionada pelo Senai-DF e produzido em prazo bastante curto, se colocando como um fornecedor muito competitivo.”

 

Cadastro


Para se cadastrarem-na força-tarefa, as empresas devem se credenciar no edital, preenchendo a ficha que pode ser acessada aqui. No arquivo há também a lista de documentos que devem ser apresentados e todos os detalhes da contratação, como o valor pago para a empresa para a execução da produção. O envio da ficha preenchida e dos documentos pode ser feito até 23 de abril, pelo e-mail mascaras@sistemafibra.org.br. Caso a empresa prefira entregar os documentos de forma física, poderá fazê-lo no edifício-sede da Fibra, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Trecho 3, lote 225 nos dias 22 e 23 de abril, das 9 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17h30.

As empresas interessadas podem se cadastrar para fazer o corte de material, a costura e o acabamento, ou o processo de produção completo, entregando a máscara pronta. O Sindiveste-DF está disponível para dar suporte às empresas no credenciamento, pelo e-mail recepcao.sindiveste@gmail.com. Na segunda-feira (20) e a partir de quarta-feira (22), haverá atendimento no telefone (61) 3234-0414, das 8 às 17 horas.

 

 

Texto: Nilson Carvalho
Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Ícone Instagram
Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Facebook

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF 

(61) 3234-0414

SIA trecho 04, lote 1130

Edifício SENAP I (Cobertura)

Guará - Brasília /DF     Cep: 71200040 

© 2018 SINDIVESTE - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF