Janaina Ortiga, hoje consultora de negócios, fala sobre seu novo empreendimento “O Lojista de Sucesso”

06/08/2019

 

Empreendedora de sucesso contou com exclusividade para o Estilozzo sobre seus cursos on-line, palestras e treinamentos para pequenos e grandes empresários do varejo
 

Mulher de negócios, determinada, focada, elegante e fiel aos clientes. Essa é Janaina Ortiga Abi-Ackel, empresária de sucesso durante 23 anos em Brasília, entre lojas no Lago Sul e Asa Norte, que ao casar com o marido mineiro Paulo Abi-Ackel, mudou-se para Belo Horizonte onde tem um casal de filhos e vive na capital mineira há doze anos. Mas mesmo assim ela ficou na ponte-aérea por mais de oito anos sempre dedicada à loja Ortiga, fechada em 2017 na 309 Norte.

 

Depois de um ano sabático, abriu um outro negócio: “O Lojista de Sucesso”. Uma consultoria para quem quer entrar para o fashion business. Nós do Estilozzo, que participamos de muitos eventos e parceiras com Janaina Ortiga, estamos felizes por mais esse empreendedorismo em levar toda a sua experiência para as pessoas.

 

 

Conversamos com a nova consultora que contou toda essa novidade com exclusividade:

 

Como surgiu a ideia de transformar sua experiência profissional em consultoria?

 

Foi muito por acaso. A partir do momento que eu fechei a Ortiga aí em Brasília, várias pessoas começaram a me procurar para dar consultoria, fazer compras de coleção ou mentoria. Assim começou a aparecer esse tipo de trabalho na minha vida e eu decidi compartilhar isso via internet porque é difícil passar uma informação para quem tem negócio de moda, diferente de consultoria financeira ou administrativa, mas não tem uma específica sobre fashion business e gestão de loja. E como existem lojas pequenas que as vezes não tem condições de contratar uma consultoria, assim como eu já fui pequena um dia e via a dificuldade de muita coisa que eu não sabia, como por onde começar, foi aí que eu tive a ideia de criar o instagram e youtube e está dando tudo certo.

 

Como funciona o seu trabalho de consultoria empresarial?

 

A minha consultoria é mais on-line. Existem pacotes como financeiro, gestão, estoque, compras, e para quem quer abrir um negócio, começar do zero e saber quem é o cliente alvo. Tenho um portifolio dos tipos de consultorias, treinamentos de equipe e estou fazendo muitas palestras e workshops. Inclusive, estou indo este mês para Goiânia, fazer para um shopping de atacado para 90 lojistas por exemplo. Então é muito interessante porque os lojistas que vendem atacado também querem saber o que o lojista de varejo quer do fornecedor, como ele trabalha, como ele chega até um fornecedor. Então são duas frentes diferentes com visões diferentes.

 

Quais as principais dúvidas de um empresário iniciante?

 

Esse empresário tem muitas dúvidas! Ele não sabe onde buscar o produto, como descobrir o seu público alvo, então é um trabalho de pesquisa de mercado, de ponto, nome da loja, logotipo, perfil do cliente que ele vai atender, buscar o fornecedor que atende esse perfil, como comprar o produto, seja ele mais barato ou mais caro, como contratar, treinar, arrumar a loja, divulgar… então é todo um trabalho de formiguinha que eu pessoalmente sempre sugiro que comece pequeno porque não é um negócio fácil e quando você começa pequeno você vai aprendendo aos poucos e crescendo com mais segurança.

 

Qual o diferencial do seu trabalho?

 

Foi a experiência que tive durante 24 anos como lojista. As pessoas quando me procuram falam: “Janaina quero a sua consultoria porque você tem a experiência no varejo, você conhece o mundo do varejo e você sabe coisas porque vivenciou muitas”. Então essa é a diferença de outros consultores que podem não ter vivido isso. Eu tenho feito também muita consultoria em marketing digital. E eu acredito que seja muito pelo meu posicionamento digital. Eu estudei isso durante muitos anos e estudo cada vez mais. Inclusivo estou preparando um curso on-line para isso porque as pessoas vêm buscando muito sobre como se posicionar no mercado digital. E o interessante é que eu faço uma coisa muito passo a passo começando do básico, do zero. Porque muitas pessoas que oferecem curso de marketing digital já começam no “intermediário” e não entendem que tem gente que precisa começar do zero. Já tenho clientes fora do mundo da moda como advogados e outros mercados porque dou treinamento de equipe e isso abrange outras áreas.

 

Quem são seus clientes?

 

Eu evito citar clientes porque eu tenho muitas que são concorrentes entre si. Eu não acredito na concorrência porque eu acho que ela só ajuda as empresas e principalmente nos negócios de moda que é muito a cara do dono. O meu trabalho de consultoria é personalizado porque trabalho de acordo com o que eu vejo em cada loja para dar um up, mas respeitando a cultura da loja que é muito individual e não interessa o que o seu concorrente faz porque é a cara dele também. Tenho clientes em Brasília, em Belo Horizonte e elas são concorrentes entre si. Mas graças a Deus elas estão tendo um resultando muito bom.

 

Como você analisa o mercado atual do varejo diante de uma situação econômica tão instável?

 

É como sempre foi. O mercado de varejo não é uma coisa fácil. Independente da situação do Brasil é um mercado que a pessoa tem que estar dentro, principalmente nos primeiros anos. Tem gente ganhando dinheiro e perdendo dinheiro. Isso teve na época que eu entrei, na época que eu saí e isso tem hoje. Então eu acredito que é muito do negócio mesmo, quando ele é bem estruturado e da forma que a pessoa controla.

 

Como está a sua agenda até o fim do ano?

 

A minha agenda está cheia graça a Deus até o final do ano. Eu só atendo até cinco clientes por vez e tenho viagens para palestrar e dar treinamento também. Estou super feliz com tudo que está acontecendo e muitas expectativas que estão surgindo. Já estou lançando daqui a quinze dias a segunda turma e ainda nesse semestre mais três cursos on-line. Um voltado para quem quer abrir loja, outro voltado só para ações diferenciadas para quem já tem loja e o de marketing digital começando do zero.

 

Tem alguma data em especial para Brasília?

 

Vou para Brasília em setembro e vou fazer um bate-papo sobre varejo no shopping ID, no espaço que a arquiteta Aline Bontempo fez em minha homenagem na Mostra Prima-Línea. Será uma palestra sobre um curso que fiz em Paris na Marangoni para pessoas que querem entrar no mercado e para equipes.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Ícone Instagram
Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Facebook

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF 

(61) 3234-0414

SIA trecho 04, lote 1130

Edifício SENAP I (Cobertura)

Guará - Brasília /DF     Cep: 71200040 

© 2018 SINDIVESTE - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF