
collaborated REDAÇÃO photo CORTESIA
O objetivo é resgatar a utilização de pigmentos tradicionais da região do Centro-Oeste Você sabia que dá para tingir as roupas com corantes naturais? Essa é a proposta do projeto “Mattricariando Cores do Cerrado”, promovido pela brasiliense Mattricaria. Idealizado pela proprietária da marca, Maibe Maroccolo, o workshop promove três rodadas de oficinas de tingimento com corantes naturais, inspirados nas cores de Brasília.
O objetivo é resgatar a utilização de pigmentos tradicionais da região do Centro-Oeste. As oficinas, de quatro dias de duração - totalizando 16 horas de curso - serão ministradas de 22 a 25 de maio, de 12 a 15 de junho e de 17 a 20 de julho, no Guará I, com oito vagas para cada rodada e participação gratuita.

A iniciativa tem como objetivo a sensibilização de artesãos, designers e do público geral sobre a necessidade de modificar a maneira como são utilizados os corantes e pigmentos em produtos têxteis.
Esta edição do projeto é acompanhada por uma intérprete de libras, que possibilita aulas inclusivas. Para participar, é realizado processo seletivo, com pré-requisitos por ter a partir de 18 anos e ser residente em Brasília.

Os corantes químicos, por sua origem e propriedades, são substâncias densas e podem ser tóxicas. A maioria dos corantes é obtida a partir de derivados de petróleo e do carvão mineral por um processo altamente poluente.
A oficina engloba uma contextualização do cenário têxtil e o seu impacto no meio ambiente, além de oferecer estratégias sustentáveis para minimizar esse impacto e otimizar a mão de obra artesanal.

A designer de moda, que comanda o projeto, conta com sua experiência de mais de 10 anos em trabalhos com corantes naturais, cativada pela infinita cartela de cores que a natureza pode oferecer.
Entre os materiais utilizados estão resíduos comuns das residências, como casca de cebola, espinafre, café, hortelã e chá preto, além de parcerias com estabelecimentos que fornecem matéria prima, como cascas de alimentos e serragens de madeiras.

Uma outra iniciativa da Mattricaria é o projeto “Qual a cor da sua cidade?”, que reúne pesquisadores e colaboradores em todo o Brasil para mapear, registrar e conhecer mais à fundo o universo dos pigmentos naturais de diversas cidades brasileiras e seus resultados em fibras têxteis e outras.
Os colaboradores do projeto são convidados a pesquisar e analisar as plantas predominantes da cidade, enviar amostras coletadas e testes do potencial tintorial, compartilhando o conhecimento com a rede participante da iniciativa.
Serviço Mattricariando – Cores de Brasília
Dia 22 a 25 de maio; 12 a 15 de junho; e 17 a 20 de julho, sempre das 9h às 13h no Guará I.
Mais informações pelo site da marca