DF: Projeto utiliza a moda como instrumento de empoderamento feminino em regiões de vulnerabilidade

09/05/2019

O Projeto Valfenda retorna a uma Região Administrativa do Distrito Federal de altos índices de vulnerabilidade para revelar que a moda também é uma porta de entrada para a valorização de outros princípios. O local escolhido para a segunda edição do trabalho é o Areal, setor originado de uma invasão, reconhecido em 1989 e que possui a menor renda da RA de Águas Claras. 

 

Participantes do Projeto Valfenda - crédito da imagem: Divulgação/Valfenda

 

À frente do projeto está a gestora em saúde pública Isabelle Esmeraldo, uma das responsáveis pela ONG JOCUM 360 - Jovens Com uma Missão. Também graduanda em Design de Moda e cursa MBA em Direção Criativa em Moda, ela fez uso de sua sensibilidade para convocar, batendo de porta em porta na região, diferentes perfis de alunas que formaram a turma de 17 mulheres da Oficina Básica de Moda.  

 

O grupo, elencado por adolescentes, trabalhadoras, mães e donas de casa, é assistido por Isabelle e mais cinco instrutoras. “Compreendemos a moda como uma plataforma com propósitos. Nossa meta é instrumentalizar mulheres para que elas possam enxergar a sua importância e as suas competências. A cada oficina buscamos despertar habilidades escondidas, incentivar a autoestima e trabalhar a ética. Nesta edição, a sustentabilidade também está em foco”, explica a gestora. O projeto proporciona um ambiente de oportunidade e multiplicação. "Elas descobrem a força que têm e multiplicam isso, influenciando e ajudando umas às outras", complementa. 

 

Para abrigar todos esses objetivos, o Valfenda é dividido por módulos com intuitos diferentes. O pensamento sustentável, uma nova abordagem desta edição, é explorado, por exemplo, pelo upcycling. A técnica transforma materiais velhos ou descartáveis em algo novo, útil e de valor. Já a autoestima é trabalhada a partir das atividades de maquiagem e fotografia, quando a turma protagoniza um ensaio de foto profissional.  

 

Aluna em atividade na oficina de moda - Crédito da imagem: Divulgação/Valfenda

 

No encerramento do Projeto, as participantes desfilam suas próprias coleções. Todo o material utilizado é disponibilizado pela organização que tem o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Governo do DF. 

 

Informações adicionais: 61 9820 0358.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Ícone Instagram
Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Facebook

© 2018 SINDIVESTE - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF