Descubra tudo sobre o figurino impresso em 3D que levou o prêmio do OSCAR 2019

 

Cinema, moda e tecnologia marca a premiação de melhor figurino no Oscar 2019. O destaque foi para o filme Black Panthers (Pantera Negra) com seus trajes excepcionais e ricos em detalhes impressos em 3D, que rendeu a estatueta de melhor design de figurino para a designer Ruth E Carter. Black Panthers retrata o reino fictício de Wakanda, na África, que passa por avanços de tecnologia e inovação, em uma infusão de tradição africana com tecnologia moderna. Para exibir essa estética vanguardista que ronda a história dos personagens e suas tribos, a escolha foi certeira – Impressão 3D – que excepcionalmente entregou minuciosidades relevantes ao figurino. O filme de super heróis africanos com cenas de ação da Marvel contou com trajes desenvolvidos com tecnologias avançadas e surpreendeu com a alta precisão, flexibilidade e resistência das peças. Nessa missão criativa e inovadora a designer e arquiteta Julia Koerner, com experiência em impressão 3D para produtos e Alta Costura, colaborou com Ruth E Carter, criando padrões afro-futuristas ao adicionar o seu khow how em estruturas 3D complexas projetadas por algoritmos em um software de arquitetura.

 

Toda a moda high tech de Black Panthers é baseada em elementos culturais tradicionais africanos, que fortalece a identidade dos personagens através de jóias, armaduras e adornos inspirados em diferentes regiões da África. Mais um motivo para a presença da impressão 3D que é eficiente e tem fortes raízes no design de jóias e acessórios. As peças impressas em 3D foram produzidas pela empresa belga Materialize, com a tecnologia de sinterização seletiva a laser. 

 

 

A notável evidência da força da impressão 3D aparece no figurino da personagem Queen Ramonda, com seu manto flexível de renda africana sobre os ombros que parece feito a mão enquanto na verdade foi gerado parametricamente por algoritmos em um computador. O isicolo, chápeu usado por mulheres casadas na África, ganhou uma releitura com referência de coroa, composta por lindos padrões em linhas perfeitas que só a impressão 3D poderia proporcionar. O material utilizado nos adereços é a poliamida PA12, ideal para o design de moda e figurinos, e muito adequada para ter contato com a pele.

 

Pantera Negra ao conquistar o prêmio da categoria “Best Costume Design” do 91st Academy Awards fortalece as novas tecnologias no cenário do figurino e da moda, até mesmo durante a entrega do Oscar em que a designer de figurino responsável, Ruth E Carter, vestiu “a camisa” e se apresentou com uma gola impressa em 3D desenvolvida exclusivamente por Julia Koerner. Fica claro nesse projeto que a multidisciplinaridade é fundamental para alcançar bons resultados, reunindo as melhores referências, as mais eficientes técnicas, materiais e processos.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de tecnologia 3D print aqui.

 

Todas as imagens Matt Kennedy- Marvel – Disney – Black Panther Costume Design – Ruth E Carter. Todos os direitos reservados.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Ícone Instagram
Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Facebook

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF 

(61) 3234-0414

SIA trecho 04, lote 1130

Edifício SENAP I (Cobertura)

Guará - Brasília /DF     Cep: 71200040 

© 2018 SINDIVESTE - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF