Helsinki Fashion Week lança coleção sustentável “O Novo Normal”

 

 

A Associação de Moda Nórdica orgulha-se de anunciar seu novo projeto “O Novo Normal” e a colaboração exclusiva entre a Helsinki Fashion Week e as principais organizações ambientais e inovadoras de tecnologia limpa. A startup Infinited Fiber Company, que fornece soluções de reciclagem têxtil em circuito fechado, e a organização de conservação da natureza, WWF Finland, unem forças no desenvolvimento de uma nova coleção de moda sustentável. O projeto foi apresentado na Helsinki Fashion Week em julho de 2017 e a coleção sustentável foi lançada no início de 2018.

 

Moda e têxteis exigem uma quantidade considerável de recursos naturais e podem criar graves impactos ambientais locais. Uma nova maneira de produzir fibras se tornará uma necessidade à medida que a demanda global por roupas aumenta com o crescimento da população e com uma classe média em rápido crescimento. A produção de algodão exige quantidades substanciais de água, produtos químicos, energia e terra, enquanto os combustíveis fósseis não podem ser transformados em poliéster ou outros tecidos sintéticos para sempre.

 

No entanto, muitas roupas são descartadas antes do final de sua vida útil e acabam em aterros sanitários. “A indústria da moda precisa de uma reforma substancial. Cada estágio da vida de uma vestimenta tem um impacto ambiental, desde o fornecimento de matérias-primas até a disposição final. Isso nos obriga a voltar à prancheta e definir um modus operandi mais sustentável – tanto para os produtores quanto para os consumidores” disse Kaarina Kolle, Coordenadora de Clima e Energia do WWF Finlândia. Para impulsionar o setor, o projeto The New Normal promete melhorar drasticamente a pegada ecológica de peças de vestuário, incentivando e promovendo soluções tangíveis em toda a cadeia de fornecimento.

 

 

A linha de moda The New Normal, reflete a necessidade de ir além dos nichos de mercado. O projeto iniciado pela Helsinki Fashion Week, fornecerá atualizações e relatórios regulares sobre o andamento do projeto. “Nossa missão é criar uma dinâmica poderosa e duradoura num novo padrão na produção de moda e na reciclagem de têxteis, propondo um modelo de criação responsável na indústria. Infelizmente, não testemunhamos muita reforma autêntica infiltrando-se no mainstream” disse Evelyn Moradzadeh, Diretora da Helsinki Fashion Week.

 

Um dos principais obstáculos para tornar a indústria mais ecológica tem sido a questão das fibras sustentáveis. No entanto, as fibras celulósicas e recicladas manufaturadas aumentaram constantemente nos últimos anos e fornecem uma alternativa aos materiais virgens. A linha será produzida usando um processo inovador criado pela Infinited Fiber que permite transformar resíduos têxteis e resíduos de papel em novas fibras, colocando a coleção em uma produção de circuito fechado. “Desenvolvemos uma tecnologia de processo que pode transformar resíduos têxteis de algodão em novas fibras para a indústria têxtil. E não apenas uma vez, mas infinitamente. Fibra de algodão pode ser reciclada de novo e de novo sem diminuir sua qualidade” disse Petri Alava, CEO da Infinited Fiber Company. As roupas mostradas no vídeo foram feitas com essa tecnologia.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Ícone Instagram
Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Facebook

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF 

(61) 3234-0414

SIA trecho 04, lote 1130

Edifício SENAP I (Cobertura)

Guará - Brasília /DF     Cep: 71200040 

© 2018 SINDIVESTE - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF