Senac leva a genuína moda brasileira para Londres

Além da participação do estilista cearense David Lee como único brasileiro selecionado na International Fashion Showcase (IFS), exposição e lançamento de livro sobre o designer do couro sertanejo Mestre Espedito Seleiro e mostra A Hora do Brasil, projeto realizado em parceria com Jum Nakao, completam a programação brasileira na capital britânica.

 

Aproveitando a realização da London Fashion Week, período no qual a cidade recebe os mais importantes empresários, profissionais e jornalistas de moda de todos os continentes, o Senac apresenta em Londres, no período de 11 a 25 de fevereiro, três projetos desenvolvidos no Estado do Ceará sob a coordenação e apoio da entidade.  Além de realizar duas exposições na Embaixada do Brasil em Londres, a instituição viabilizou a participação de um jovem designer cearense na mostra International Fashion Showcase (IFS).

 

David Lee, formado em desenho de moda pelo Senac Ceará, expõe suas peças na IFS, a ser realizada na lendária Somerset House, que reúne 16 artistas entre os melhores designers de moda emergente no mundo, para participar do evento. A coleção que o designer leva para a mostra fala sobre o homem contemporâneo, explorando elementos da dança e do esporte e tendo como base a alfaiataria, o militar e o sportswear: Vamos focar em partes que compõem melhor a exposição, revelando a preciosidade dos sentimentos, das emoções, referenciando a delicadeza do balé e a força do atleta. A ideia é trazer para fora esse interior como primordial, por isso se chama Avesso, ressalta o designer.

 

A International Fashion Showcase (IFS) tem o objetivo de explorar diferentes culturas e questões sociais de diversos lugares do mundo através das criações de jovens artistas da moda, funcionando também como impulsionador para esses novos talentos que passam por um rigoroso e longo processo seletivo. A iniciativa é organizada pelo British Council, British Fashion Council, London College of Fashion, UAL e Somerset House, contando com o envolvimento de embaixadas e instituições culturais e educacionais de diversos países, como o Senac.

 

Além da participação de David Lee na IFS, o Senac leva até a Embaixada Brasileira em Londres duas exposições: A Hora do Brasil e Meu Coração Coroado. O Mestre do Couro Espedito Seleiro ganha exposição inspirada no livro Meu Coração Coroado, que conta sua trajetória. O cearense ganhou renome internacional com suas criações de design único, transformando as tradicionais peças de couro tão usadas no sertão nordestino em itens de moda. Colorindo o couro e criando recortes diferenciados com o material, o artesão deu novo significado ao ofício de seleiro que herdou da família, atuante no ramo há seis gerações.

 

A mostra, que leva o mesmo nome do livro, escrito e organizado por Eduardo Motta e lançado pela Editora Senac Ceará, reúne uma série de obras do Mestre Espedito. Com uma arte tão autêntica que desperta o interesse não apenas do mercado da moda e do design, mas também da comunicação e pesquisa, o morador da cidade de Nova Olinda, no interior do Ceará, segue ganhando espaço com seu trabalho único, que já esteve em projetos como a coleção de móveis Cangaço, fruto da parceria com os irmãos Campana.

 

Já a exposição A Hora do Brasil resulta de uma parceria entre o Senac/CE e o estilista Jum Nakao, e reúne peças criadas durante o Reality Project, ação realizada pelo Senac Ceará dentro da edição de 2012 do Dragão Fashion Brasil, maior evento de moda autoral do país. Na ocasião, o projeto reuniu, durante cinco dias, 20 profissionais para criarem juntos uma coleção que foi desfilada no último dia do evento, com o público acompanhando ao vivo, in loco e online todo o processo. O resultado foi uma coleção que mescla diversas culturas e saberes em peças projetadas e executadas em tempo recorde por um time formado por estilistas, designers, costureiras, artesãos, instrutores do Senac e estudantes sob a coordenação de Nakao.

 

As duas exposições, realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), instituição criada e mantida pelos empresários do comércio, e pelo Sistema Fecomércio Ceará, em parceria com a Embaixada do Brasil em Londres, têm a curadoria do designer cearense Érico Gondim.

 

Sobre o Sistema Fecomércio O Sistema Fecomércio é formado pela Fecomércio, pelo Sesc, pelo Senac, e pelo IPDC, instituições privadas, criadas e mantidas pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.Juntas, a Fecomércio, o Sesc, o Senac e o IPDC atuam como um Sistema, em que cada instituição tem seu papel e missão, transformando a vida do trabalhador e colaborando com os empresários do comércio.Por meio da Fecomércio, auxilia no fortalecimento e defesa do segmento do comércio de bens, serviços e turismo; pelo IPDC leva informação e dados por meio da realização de pesquisas de mercado e tendências de consumo; via Senac, atua na qualificação profissional, e por meio do Sesc, realiza milhares de ações em educação, cultura, esportes, lazer e promoção social.

 

International Fashion Showcase (IFS)
Período: 11 a 25 de fevereiro de 2019
Horário: segunda, terça, sábado e domingos 10h00/18h00 (admissão até às 17h00) quartas, quintas e sextas-feiras 11h00/20h00 (admissão até 19h00)
Endereço: West Wings Galleries, Somerset House, Strand, Londres WC2R 1LA
www.somersethouse.org.u
kEntrada gratuita
Transporte: Temple, Embankment, Charing, Cross, Waterloo

 

Abertura das Exposições
Meu Coração Coroado – Mestre Espedito Seleiro e A Hora do Brasil
Data: 15 de fevereiro de 2019
Horário: 17h30
Local: Embaixada do Brasil em Londres
Endereço: 14-16 Cockspur Street, London SW1Y 5BL

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Ícone Instagram
Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Facebook

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF 

(61) 3234-0414

SIA trecho 04, lote 1130

Edifício SENAP I (Cobertura)

Guará - Brasília /DF     Cep: 71200040 

© 2018 SINDIVESTE - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF