Clarice Garcia explica a importância das cores nas fashion trends

           collaborated GIULIA RORIZ             photo BRUNO CAVALCANTI

As cores estão intimamente entrelaçadas com as tendências. Você sabe como são escolhidas? Clarice Garcia explica em seu novo livro 

 

As tendências da moda vêm e vão. A cada semana de moda, uma enxurrada de novos trends que movimentam a estação e fazem sucesso no street style. Cores e estilos envolvem fashionistas e ditam o guarda-roupa de it girls.

 

Antes de tudo ser mostrado ao mundo, há mundo estudo e curadoria por trás das marcas hypadas. As cores, grandes destaques nas fashion weeks e replicadas por meses (e até anos) depois de serem lançadas nas passarelas.

 

O tema é discutido pela professora Clarice Garcia, coordenadora do curso de Design de Moda do Centro Universitário IESB, em seu novo livro Color Forecasting: As Previsões e Tendências de Cores na Moda.

 

Lançada no último dia 13, a publicação é fruto de um estudo mais aprofundado da docente. “Quis fazer algo que mostrasse a uma singularidade e, ao mesmo tempo, fosse objeto de pesquisa no Brasil, já que, nesse tema, a área é fraca no país”, explica.

Segundo ela, propor tendências não é tarefa simples. “As cores da temporada são muito importantes e revelam muito sobre o mood do street style”, conta.

 

Clarice afirma que sempre tem que ter uma tonalidade mais em alta: “se todas as cores do arco-íris fossem produzidas a todo o tempo, o mercado se enfraqueceria muito”.

 

Para quem quer ficar de olho, a professora orienta que os filmes, a arquitetura, o design, a mídia e a arte falam muito sobre o que há de vir na moda. “Por exemplo, as cores fortes estão em alta. Nos últimos dias a gente viu isso nas passarelas e no street style, mas na arquitetura, nos filmes, nos clipes de cantores famosos, esses tons estão em destaque há um tempo”, observa.

 

                                    Prabal Gurung no NYFW verão 2019

 

Além disso, as cores escolhidas pelos compradores levam em conta o comportamento da sociedade e das diferentes gerações que convivem lado a lado. “Por exemplo, há uma decaída nas cores que vemos nas araras brasileiras. Preto, branco, cinza e azul ainda são as mais vendidas e usadas”.

 

 

Questionada sobre sua cor preferida, a resposta foi imediata: “Depende, mas tenho apreciado muito os tons neon, principalmente o limão”. De acordo com Clarice, cores destacadas são um trend que vai perdurar por algum tempo. “Passamos muitos anos com as cores lavadas e tons pastéis, agora é a vez de mostrar atitude no look”, ressalta.

 

Sobre o dia a dia, ela conclui que a cor é relativa. “Posso usar um total blacke ainda assim parecer delicada. A cor da roupa é só um dos fatores que influencia a mensagem que você passa”, sustenta.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Ícone Instagram
Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Facebook

© 2018 SINDIVESTE - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF