Finíssimo Aposta: Conheça as peças sustentáveis e atemporais da BÔH

As consumidoras brasilienses estão cada vez mais conscientes e algumas marcas estão atentas a este novo comportamento do mercado local, onde sustentabilidade e atemporalidade estão conquistando cada vez mais espaço nas araras. A BÔH, marca da designer Nila Ataides, que acaba de ganhar sua primeira loja na 216 Norte, é uma das etiquetas que vem se adaptando a este novo momento.

 

Atualmente, a marca trabalha apenas com estampas alcançadas por meio de impressão botânica, técnica que usa calor e contato para transferir pigmentos de plantas para fibras naturais, e, para os próximos meses, a dona da etiqueta irá dividir sua produção em duas linhas, BÔH-tânica e .BASICO. “A linha BÔH-tânica será toda sustentável, com matérias-primas orgânicas e tingimentos naturais. Já a .BASICO será formada por peças simples, para o dia a dia”, explica Nila.

 

Sem trabalhar com coleções fechadas, a estilista prefere não rotular suas peças com estações. “Meu público não busca tendências. As roupas BÔH trazem modelagens atemporais e design minimalista. São peças que não têm data de validade, podendo ser usadas sempre, em qualquer ocasião ou época do ano. Estamos sempre lançando peças novas, mas também há aquelas peças que estarão sempre em nossas araras”, diz.

 

Para compor suas criações, Nila se inspira em suas vivências, desde viagens até livros e filmes. “Faço uma série de pesquisas até chagar em um tema. Depois monto um mood board para centralizar as informações e processá-las, assim fica mais fácil decidir quais tipos de peças serão desenvolvidos. Com os modelos estabelecidos, fazemos as modelagens, as peças pilotos, e, depois destas aprovadas, fazemos os cortes e costuras”, detalha.

 

Prestes a lançar o e-commerce da marca, Nila trabalha com uma tiragem limitada de cada peça, mesmo estando focada nas vendas em atacado. Ela relata que a mão de obra qualificada em Brasília ainda é bem escassa, mas consegue produzir tudo por aqui. “Graças a Deus tenho comigo profissionais que estão conseguindo atender as nossas necessidades no momento, mas sempre há o que melhorar e estamos buscando isso junto a eles”.

 

Além de abrigar as peças da BÔH, o endereço da marca ainda funciona como loja colaborativa, oferecendo produtos de outras etiquetas. “Selecionei marcas locais e de outros estados para fazerem parte do nossa collab. São produtos autorais que tem o mesmo propósito de moda consciente”, afirma a designer.

 

Quer saber mais sobre o trabalho da BÔH? Então leia o resto da conversa que tivemos com a idealizadora da marca, Nila Ataides:

 

Você tem formação de moda ou você criou sua marca de forma intuitiva?

 

Eu cursei três semestres de moda no IESB, mas preferi não concluir e me dedicar a cursos paralelos, como cool hunter, produção de moda, styling, fashion business e fashion branding.

 

Quando e como a marca surgiu? De onde saiu a ideia?

 

A BÔH nasceu em outubro de 2016, a partir de um recomeço. Eu era dona de uma outra marca, mas acabei me afastando para cuidar integralmente do meu filho que havia acabo de nascer. O nascimento do Bento mudou completamente minha visão de mundo. Foi aí que surgiu a BÔH, uma marca de roupas autorais e conscientes, boa para quem usa e para o mundo.

 

 

Por que você resolveu dar esse nome à sua marca?

 

O nome é uma abreviação da minha antiga marca, Bohêmian, mas a maioria das clientes fazem menção com a palavra botânica, o que eu acho super legal e válido, já que temos um grande engajamento com moda sustentável.

 

Como você avalia o consumidor brasiliense? A galera daqui está atenta ao consumo consciente?

 

Já faz algum tempo que tenho notado um aumento no número de clientes que querem consumir moda local e isso é maravilhoso. No início era bem complicado falar sobre, pois as pessoas não estavam preocupadas com isso. Hoje, graças a Deus, isso vem mudando consideravelmente e a procura por moda autoral, local e pelo feito à mão aumentaram bastante. Mas há ainda muito o que falar e mostrar. Estamos engajados a tentar mostrar ainda mais sobre a importância de fomentar o comercio local.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Ícone Instagram
Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Facebook

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF 

(61) 3234-0414

SIA trecho 04, lote 1130

Edifício SENAP I (Cobertura)

Guará - Brasília /DF     Cep: 71200040 

© 2018 SINDIVESTE - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF