Perpetuando as origens: Mostra BSB Cidade Design apresenta obras que respiram Brasília

collaborated ROBERTA PINHEIRO  photo LUARA BAGGI

 

No mezanino da Torre de TV, inspiração e obra estão reunidas e expostas ao público 

 

De um lado, o design arrojado e os traços modernistas de Lucio Costa e Niemeyer que surpreenderam uma época e criaram a capital. Do outro, uma nova geração que solidifica o título de Cidade Criativa do Design concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). No mezanino da Torre de TV, é possível entender porque Juscelino Kubitschek se apaixonou por Brasília. O local reúne a monumentalidade da capital e trabalhos minimalistas inspirados no seu desenho na 1 ª Mostra BSB Cidade Design, além de um delicioso café.

 

A exposição reúne 60 designers com uma variedade de trabalhos que vão do vestuário e passam pela joalheria, pelo mobiliário e pelo design gráfico. A linha curatorial que une todos eles e formaliza a mostra é a inspiração vinda da cidade. "Fizemos uma seleção de peças que tenham em seu DNA o princípio minimalista de Brasília. Queremos trazer para a mostra um pouco do que a gente vive e respira. Os móveis, a joalheria, os objetos de decoração têm o minimalismo no seu desenho", explica Cristina Malheiros, uma das curadora da exposição.

 

Ao lado de Cristina, soma-se nomes importantes no cenário artístico e cultural brasiliense. A arquiteta e artista multimídia Gabriela Bilá, a designer de futuro Patricia Herzog e a designer de destinos e experiências Tatiana Petra integram o time curatorial. A 1 ª Mostra BSB Cidade Design tem como objetivo fortalecer e divulgar o segmento. "Realizar na Torre de TV trouxe um toque especial. É um monumento turístico importante, bem central. Ali você consegue ver Brasília inteira e a exposição se mistura com o cenário. A cidade vem para dentro da mostra", comenta Cristina.

 

Para ela, tudo tem seu tempo para acontecer e, agora, o momento está acontecendo. "O título veio para reconhecer isso. Ele foi de extrema importância para a cidade. Ela está no foco. Estão olhando para Brasília por esse segmento. É importante fomentar o setor do design, é um polo criativo muito grande", argumenta. Nas palavras da curadora, a capital nasceu de um projeto de design e, hoje, novos talentos estão perpetuando o nascimento dela. A exposição une essa história. Uma geração nova, nascida na capital, está exposta ao lado de nomes como Danilo Barbosa, responsável pelas placas de endereçamento de Brasília. 

Brasília infinita


Dentre os 60 artistas que integram a mostra, seis nomes exportaram a monumentalidade do nosso quadradinho para o exterior. Danilo Vale, Aciole Félix, Joana VP, Rafaela Gravia, Renata Brazil e Stúdio Maré participaram da Fresh From Brazil, em Nova York. A mostra, parte da New York Design Week, homenageou Brasília e focou no design brasiliense e sua criatividade. Ao todo, 12 mil pessoas passaram pelo local. E a internacionalização do trabalho foi significativa.   

 

Até o dia 7 de julho, o público poderá se deslumbrar com roupas, joias, acessórios, itens de decoração e móveis que exalam as linhas de Brasília. Sem falar na vista da Torre de TV. Inspiração e obra estão juntos. Além disso, o café do mezanino foi restaurado pela arquiteta Bárbara Wolf Lima, para aproximar ainda mais as pessoas da cidade - e nada mais gostoso que uma xícara de café depois da visita.

 

"Temos uma arquitetura maravilhosa, modernista. A cidade respira design pelas ruas, mas não é só isso. O mobiliário é muito forte em Brasília", diz Cristina. Apesar da difícil escolha, a curadora sugere ao público não deixar de conferir os móveis pelas diversas referências da cidade, as linhas inovadoras, limpas e bem expresssivas e também redescobrir a Torre, com o café e a vista.

A mostra é coordenada pelo Instituto do Terceiro Setor (ITS), instituição sem fins lucrativos criada em 1998 com o objetivo de apoiar e viabilizar projetos no campo sociocultural. A Secretaria de Turismo e o Itamaraty também são parceiros. Além da exposição, haverá um Seminário Distrito Criativo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, também produzido pela pasta de Turismo do Governo do Distrito Federal.

 

SERVIÇO:
1 ª Mostra BSB Cidade Design
ONDE: Mezanino da Torre de TV (Eixo Monumental)
Visitação: De 7 de junho a 7 de julho, de terça a domingo, das 10h às 19h
Entrada franca
Classificação indicativa livre

 

GALERIA DE FOTOS

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Ícone Instagram
Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Facebook

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF 

(61) 3234-0414

SIA trecho 04, lote 1130

Edifício SENAP I (Cobertura)

Guará - Brasília /DF     Cep: 71200040 

© 2018 SINDIVESTE - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF