Taguatinga Shopping lança campanha de Dia das Mães em parceria com a Apoena

Entre os dias 3 e 16 de maio, o Taguatinga Shopping recebe sua nova campanha de Dia das Mães, que neste ano tem a chita, tecido enraizado na cultura brasileira, como tema. Não por acaso, a Apoena, marca brasiliense que usa o tradicional pano com flores coloridas como inspiração desde sua criação, em 2001, é a grande parceira do centro de compras nesta iniciativa, que, além de premiar uma sortuda mamãe e mais três acompanhantes com uma viagem a Portugal, vai dar almofadas com estampas assinadas pela designer especialista em chitas Luíza Chiodi.

 

A cada R$ 200 em compras, os clientes têm direito a um cupom para participar do sorteio do tour português, que terá em seu roteiro Lisboa, Óbidos, Alcobaça, Fátima, Coimbra, Aveiro e Porto. Nas compras acima de R$ 400, além de participar do sorteio, o cliente também ganha um kit com duas almofadas confeccionadas pelo Instituto Proeza, braço social da Apoena que profissionaliza mulheres de baixa renda por meio da costura e bordado.

 

 

Atendendo diversas famílias do Recanto das Emas, o Proeza também atua na educação de crianças e jovens, oferecendo aulas de pré-vestibular e reforço escolar. A parceria com o Taguatinga Shopping possibilitou a finalização das instalações da escola-sede, local que abriga o espaço de trabalho para as mulheres e atividades multidisciplinares. “Finalmente conseguimos finalizar mais uma etapa desse sonho, onde colocamos mais crianças na escola, mais jovens na universidade e temos mulheres com mais oportunidades. Isso é um ganho para todos”, defende Katia Ferreira, idealizadora da Apoena e do Instituto Proeza.

 

 

 

Para comemorar a conquista, Katia, em parceria com o Taguatinga Shopping, criou uma exposição na Praça de Vidro, localizada no terceiro piso do mall. A mostra traz 10 looks em chita assinados pela estilista e sua equipe. Também serão apresentados aspectos históricos da chita, com diversas curiosidades. “A Apoena e a chita são amigas de longa data. No nosso primeiro catálogo ela já estava lá, reinando absoluta na foto do Kazuo Okubo (à direita). O mais legal é que ela nos traduz: simples, colorida e ao se encher de humanidade, pelas mãos habilidosas das nossas bordadeiras, ela deixa de ser ordinária para se fazer extraordinária”, afirma.

 

A desenhista que assinou o design das almofadas exclusivas do Taguatinga Shopping e que produz as estampas bordadas pela Apoena, Luíza Chiodi, compareceu à abertura da exposição e falou um pouco sobre seu processo criativo. “Quando eu fui convidada para desenhar chitas, eu não tinha a menor ideia de como fazer, então dei continuidade ao tipo de estampa que já era feito, com aqueles fundos vermelho, verde ou azul royal e flores mais lúdicas. O tempo passou, tomei gosto pelo trabalho, comecei a estudar mais sobre e resolvi reinterpretar os desenhos tradicionais usando flores e cores do nosso país, pensando em como as chitas poderiam atuar melhor na decoração e no vestuário”, lembra

Nos finais de semana do período da campanha serão realizadas oficinas de chita para estreitar o contato dos clientes com o tecido. Serão encontros que vão ensinar o bordado em chita (5/5 e 12/5, das 10h às 12h e das 16h às 18h), a mandala bordada ¬(6/5, das 14h às 16h e das 16h às 18h) e como fazer jogos americanos em fuxico de chita (13/5, das 14h às 16h e das 16h às 18h). “Por meio dessa de experiências interativas, os clientes vão poder conhecer mais de perto esse universo tão rico em história, moda e cultura”, propõe a gerente de marketing do Taguatinga Shopping, Maíra Garcia.

 

Para saber mais sobre a exposição, o Finíssimo conversou com Kátia Ferreira. Leia o bate-papo:

 

Que tipo de trabalho está sendo exibido na exposição?

A exposição fala da chita, seu universo e das possibilidades criativas que ela traz para a moda. São looks feitos à mão pelas nossas bordadeiras. Quem quiser entender o processo criativo e ver de perto os pontos e texturas desenvolvidos pela Apoena não pode perder.

 

 

Por que a escolha da chita como foco?

Porque precisamos falar de brasilidade na moda. Somos um país continental, criativo, colorido, com uma riqueza regional muito grande. Sem falar nas artes, nas festas populares e no tecido que está presenta de norte a sul do Brasil: a chita. A Apoena se destacou no cenário de moda justamente por usar chitas, bordar santos e nunca negar, ao contrário disto, sua inspiração nas crenças e saberes de nossas bordadeiras. Descobrimos, ao olhar para nós, nossa identidade, e isto trouxe originalidade no processo criativo.

 

 

Como você conheceu o trabalho da Luíza?

Conheci a Luíza pelas capas dos livros de Jorge Amado que ela fez. Daí pensei: quem é essa designer que põe suas criações de norte a sul do Brasil? Quis conhecer a artista que desenha para as festas populares, para o povo simples, para as festas religiosas… Além do mais, quantos estilistas já beberam na fonte da Luíza? Daí liguei, fiz o contato e virou amizade. O amor pelas cores nos uniu para sempre.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Ícone Instagram
Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Facebook

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF 

(61) 3234-0414

SIA trecho 04, lote 1130

Edifício SENAP I (Cobertura)

Guará - Brasília /DF     Cep: 71200040 

© 2018 SINDIVESTE - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF