Lourival Souza vence categoria agênero do Destaque Moda com coleção inspirada na Catedral

Nesta semana, o Finíssimo está apresentando os vencedores do Destaque Moda, prêmio criado pelo Senac-DF para dar visibilidade aos novos estilistas e marcas de Brasília. Composto por três categorias, o concurso elegeu as melhores coleções masculina, feminina e unissex, esta última conquistada por Lourival Souza, de apenas 19 anos. Morador de Taguatinga, o estudante de Design de Moda do Instituto Federal de Brasília arrematou os jurados com uma coleção cheia de cores e formas, inspirada nos vitrais da Catedral Metropolitana de Brasília.

 

Intitulado Abstral, o compilado de peças de Lourival tem como referência direta o expressionismo abstrato dos “painéis” decorativos do primeiro monumento construído na capital federal. As roupas, feitas em crepe e organza, em sua maioria, trazem silhuetas retangulares reinterpretadas e cheias de movimentos. Já cartela de cores é bem fiel ao tema, com os tons de azul e verde que iluminam o interior da igreja planejada por Oscar Niemeyer.

 

Segundo o rapaz, a moda sempre fez parte da sua vida, mas passou a ser vista com seriedade após sua inserção na vida acadêmica. “De maneira geral, eu sempre fui ligado à moda e ao design. Sempre acreditei muito no vestuário como forma de expressão, então a todo momento estava em busca de novas referências, porém, encarava isso mais como um hobby. No momento em que comecei a estudar moda a fundo na faculdade, essa relação se consolidou. Foi amor à primeira vista! Hoje em dia não me vejo trabalhando com algo que não seja moda”.

 

 

 

 

 

 

 Croquis criados por Lourival antes do Destaque Moda

 

Formado em Desenho de Moda pelo Senai, Lourival acredita que o grande diferencial de seu trabalho é a experimentação. “Minhas peças possuem uma mistura de referências bem distintas, junto com muita cor e textura. Boa parte das vezes minhas peças não podem ser definidas só como calça ou só como blusa, por exemplo. De alguma forma há sempre um mix de tudo”, explica.

 

O estudante afirma que já participou da produção de pequenos desfiles e editoriais, mas a coleção inscrita no Destaque Moda é o primeiro trabalho do rapaz que ganhará forma por completo. Para ele, a iniciativa do órgão filiado à Fecomércio-DF, prova que Brasília tem capacitação de qualidade e identidade criativa. “Esse concurso serve para mostrar que a moda também acontece fora dos condomínios de luxo e que masculino e feminino não são as únicas vozes válidas. Ouso a dizer que essa oportunidade oferecida pelo Senac dá voz ao negro, ao pobre, ao LGBT+ e promove um sonho que para muitos seria impossível”, defende.

 

Faltando pouco menos de um mês para estrear nas passarelas, Lourival não esconde a ansiedade. “Tem sido extremamente empolgante discutir os detalhes e o norte do projeto com o pessoal do Senac, que é super prestativo e alto astral. Trabalhar com uma equipe tão grande e ao lado de pessoas tão talentosas é um privilégio, fora colocar a mão na massa em um projeto que me dediquei tanto. Falta pouco tempo até o desfile e tanto a ser feito…”, finaliza.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Ícone Instagram
Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Facebook

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF 

(61) 3234-0414

SIA trecho 04, lote 1130

Edifício SENAP I (Cobertura)

Guará - Brasília /DF     Cep: 71200040 

© 2018 SINDIVESTE - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF