Finíssimo apresenta ganhadores do prêmio Destaque Moda, começando por Paulo Bastos

 

O resultado da primeira edição do Destaque Moda, prêmio criado pelo Senac-DF para dar visibilidade aos novos estilistas e marcas de Brasília, foi divulgado na última quarta-feira, apostando em talentos como o de Paulo Bastos, designer revelado pela Capital Fashion Week, em 2014, quando se tornou a primeira pessoa a apresentar uma coleção de bolsas na passarela da então maior semana de moda do Centro-Oeste.

 

De lá para cá, o estilista, que é autodidata, apostou em um curso de costura básica no Sesc de Taguatinga, para ganhar mais confiança em suas criações, e investiu na arte drag, que tem inspirado o estilo de suas peças. “Depois que me aprofundei na arte drag, minha visão sobre o campo da moda e de produção artística se abriu a tal ponto que me sinto confiante para qualquer desafio que inclua criação e criatividade. Minha marca se chama “Rubi Ocean”, que é o nome da minha drag e me inspira muito nas minhas criações e estilo de design”, conta.

 

Definindo suas roupas como ousadas e sensuais, o estilista, de 25 anos, mistura toques urbanos e despojados com as tendências atuais. “Gosto de looks usáveis, confortáveis, chamativos e que exprimam uma identidade feminina e ousada. Costumo me chamar de louca da estampa ou louca das cores”, brinca.

 

 

                                                                                     Croqui da coleção "FloreCerr", vencedora do Destaque Moda

 

Para a coleção inscrita no Destaque Moda, “FloreCerr”, Paulo fez uma busca minuciosa entre as flores típicas do cerrado. “Compilei plantas que exprimem uma harmonia visual de cor e construam uma identidade estética. O resultado foram peças que passeiam entre malha e cetim, romantismo e urbanismo. As cores são exatamente o que o verão pede, algo bem vibrante, como o vermelho e o amarelo vivo. O nome da coleção é a união entre Flor e Cerrado”, explica.

 

Saiba mais sobre o trabalho e os próximos passos de Paulo neste bate-papo que fizemos com o estilista:

Como começou sua relação com a moda?

 

Desde sempre, fui muito apaixonado por moda. Sempre gostei de costurar peças para eu, amigos e familiares usarmos. Aprendi a costurar com 15 anos de idade, sozinho. Peguei uma máquina antiga de uma tia e quebrei a cabeça durante dias para passar linha nela, mas depois que comecei nunca mais parei, foi paixão à primeira vista. Sempre fui elogiado pela facilidade com que desenhava e coloria. Fui aperfeiçoando a tal nível que ajudava amigos que estavam se formando em moda nos seus trabalhos e croquis.

 

Onde você estudou?

Não tenho graduação em moda ou desenho de moda. Tudo que sei aprendi por conta própria, por meio da observação e da prática. Em 2015, fiz um curto curso de costura básica no Sesc de Taguatinga, apenas para ganhar um pouco mais de confiança nas criações.

 

Quais suas experiências profissionais?

Sempre estive ligado à educação infantil. Dediquei muitos anos da minha vida em formações e cursos na área, mas, em 2014, todos os meus amigos e conhecidos me incentivaram a participar do concurso de Novos Talentos da Capital Fashion Week, onde fui um dos ganhadores e me tornei o primeiro estilista a apresentar uma coleção de bolsas na passarela da então semana de moda da capital federal. Muitas portas se abriram e fiquei durante bastante tempo fazendo colaborações com marcas, envolvido ainda mais com o meio da moda.

 

 

 

O que você achou da reunião com a equipe do Senac? Está ansioso para os próximos passos?

Foi incrível conhecer a equipe organizadora e os outros ganhadores. Foi uma reunião muito acolhedora e, sobretudo, de trabalho. Já nem consigo dormir de tanta ansiedade de ver o processo acontecer.

 

Qual a importância de uma iniciativa como essa para você e para a moda de Brasília?

A moda de Brasília é linda e viva! Precisamos de mais iniciativas como a do Senac para promover nosso mercado de vestuário. Nossa identidade do centro do país clama por visibilidade, pois possuímos público consumidor e profissionais bem qualificados, como os formados no Senac.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Ícone Instagram
Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Facebook

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF 

(61) 3234-0414

SIA trecho 04, lote 1130

Edifício SENAP I (Cobertura)

Guará - Brasília /DF     Cep: 71200040 

© 2018 SINDIVESTE - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF