Comportamento de mercado: marcas brasilienses apostam em linhas assinadas por personalidades locais

Investir em colaborações com artistas para alavancar as vendas é uma tática já conhecida no mundo da moda, porém, as marcas começaram a observar que a acessibilidade e reconhecimento de personalidades locais também podem render uma alta no consumo de roupas e acessórios. Marcas como Aventto, Avanzzo e Debora Bertti estão apostando suas fichas em grandes nomes brasilienses da moda, música e esporte e o resultado tem sido melhor do que o esperado.

 

A Aventto, evolução da marca Aloha, presente no mercado brasiliense desde 2007, foi pioneira nas parcerias com nomes de destaque na capital federal. Em pouco mais de três anos, a etiqueta de acessórios dos empresários Diego, Andréa, Fátima, Edson e Hugo Moreira já homenageou Felipe Miamoto, campeão latino-americano de Wakeboard, Vicente Luque, lutador do UFC, o músico Viella 17, o grafiteiro Daniel Toys, o DJ Hugo Drop e, mais recentemente, o jornalista e produtor de moda Fernando Lackman.

 

Andréa Moreira afirma que a valorização do que é feito em Brasília sempre esteve no DNA da marca. “A grande missão da Aventto é colocar a moda, saúde e o esporte no dia a dia das pessoas, usando os acessórios para turbinar a rotina diária. Alinhadas à essa missão, as linhas assinadas foram criadas com o intuito de valorizar, homenagear e fomentar o esporte, a moda, a arte e cultura daqui. Como somos uma marca de Brasília, optamos por valorizar a cultura e as personalidades locais”, conta.

 

Para ela, o objetivo principal das linhas assinadas é a soma. “Com esse tipo de coleção, a Aventto divulga o trabalho do parceiro ou personalidade, trazendo assim mais visibilidade. Em contrapartida, o parceiro leva o nome da nossa marcar como um apoiador do seu trabalho. Outro benefício é a receptividade do público, sempre muito positiva. As pessoas curtem, gostam e sempre nos procuram para adquirir os óculos que levam o nome da personalidade que eles têm como fã. É uma forma que eles têm de demostrar carinho e apoiar o artista, esportista ou personalidade”, explica ela, que já está negociando outra linha assinada.

 

                       Sócios da Aventto

 

No Carnaval deste ano, a Avanzzo decidiu convocar o produtor de moda Marcus Barozzi para assinar sua primeira coleção de fantasias e acessórios carnavalescos. Foram criados dez modelos de roupas, cabeças para grupo de foliões e cabeças exclusivas, além de uma curadoria de acessórios composto por brincos, pochetes, colares e meias-arrastão.

 

A empresária Daniella Naegele ficou muito satisfeita com a primeira colaboração da marca e garante que novas linhas assinadas devem figurar nas araras da Avanzzo em breve. “A receptividade foi além da expectativa. As clientes receberam com muita aprovação. Muitas comentaram que adoram o Carnaval, mas sentiam falta de uma motivação maior para entrar no clima da folia na cidade. Se identificaram com a coleção. Nós estamos revendo nosso planejamento de ações entre os departamentos de desenvolvimento de produto e marketing, já pensando em novas parcerias”.

Quem também vai apostar no novo comportamento de mercado é a Debora Bertti, que acaba de fechar uma parceria com o estilista Romildo Nascimento, parceiro de longa data da marca. “Temos parceria com o Romildo Nascimento desde quando ele foi selecionado no Concurso de Novos Talentos da Capital Fashion Week, em 2006, mas é a primeira vez que vamos comercializar uma coleção assinada por ele”, diz Vera Bertti.

Quem também vai apostar no novo comportamento de mercado é a Debora Bertti, que acaba de fechar uma parceria com o estilista Romildo Nascimento, parceiro de longa data da marca. “Temos parceria com o Romildo Nascimento desde quando ele foi selecionado no Concurso de Novos Talentos da Capital Fashion Week, em 2006, mas é a primeira vez que vamos comercializar uma coleção assinada por ele”, diz Vera Bertti.

 

Romildo e Débora em seu último desfile

 

Segundo ela, o pernambucano radicado em Brasília está visitando as lojas e conversando com as clientes para saber as necessidades delas e, a partir daí, começar a produzir. A expectativa é que a linha saia no segundo semestre. “O Romildo cria peças que casam com nossos sapatos. Ligar o nosso estilo de calçados ao estilo de roupas dele nos permite, além de nos dar notoriedade em eventos, fazer com que as pessoas assimilem um look completo. Estamos com grandes expectativas e vemos essa coleção como uma porta que abrimos para que outras pessoas possam adentra-la”, finaliza.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Ícone Instagram
Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Facebook

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF 

(61) 3234-0414

SIA trecho 04, lote 1130

Edifício SENAP I (Cobertura)

Guará - Brasília /DF     Cep: 71200040 

© 2018 SINDIVESTE - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO DF