Senai Taguatinga ganha laboratório de impressão digital
- sindivestedesign
- 2 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Alunos dos cursos das áreas de Vestuário e de Gráfica da escola de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) agora dispõem de um laboratório de impressão digital. O espaço, que conta com cinco impressoras, incluindo uma de grande porte, foi inaugurado na quinta-feira, 26 de setembro.
Fonte:

O novo laboratório é uma parceria do Senai-DF com a BR Group, fabricante e distribuidora de soluções para impressão digital, que cedeu os equipamentos. As máquinas imprimem em materiais como poliéster, lonas, adesivos, vidro, plástico e madeira.
Nessa modalidade de impressão, as informações são recebidas na forma de dados digitais. Dessa forma, para haver a transferência dos dados para a superfície, não há necessidade de criação de uma matriz.
Para a consultora de Iniciativas Nacionais do Senai-DF na área do Vestuário, Samanta Farias, a iniciativa é um marco para a área. “É uma forma de estar cada vez mais próximo do que chamamos de indústria 4.0. Estamos fazendo investimento não só na infraestrutura, não só neste prédio, mas em capacitar pessoas”, afirma Samanta.
O novo laboratório se soma a outras adequações de infraestrutura tecnológica promovidas pelo Senai-DF para que os estudantes sejam preparados para trabalhar com tecnologias inovadoras e, assim, responder às necessidades de transformação da indústria. No primeiro semestre, os alunos da área de Vestuário do Senai Taguatinga ganharam também um laboratório com sistema de automação com mais de 50 itens, entre máquinas de costura, mesas de passar e mini caldeiras com ferros de passar.
“O diferencial é que não estamos trabalhando só com a área de moda, mas também com a qualificação em design gráfico. Conseguiremos atender no laboratório de impressão digital duas áreas que se somam, mas que não necessariamente estão sempre juntas”, complementa a consultora Samanta Farias.
Design e Moda – Tendências Digitais
A inauguração do laboratório foi em uma noite voltada a empreendedores da indústria do vestuário e a estudante das áreas de Moda e Design. No encontro, especialistas discutiram a inovação criativa, o uso da inteligência artificial na moda e a formação profissional em ferramentas digitais para a área.
Além de palestras, houve o lançamento da exposição Códigos de Estilo: Moda do Século Digital, com imagens desenvolvidas por alunos de Design Gráfico do Senai-DF com inteligência artificial.
A presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF), Walquiria Aires, abriu o evento. “O Senai é o grande parceiro do vestuário no Distrito Federal. Este momento vai ser um divisor de águas dentro do setor, uma grande oportunidade para novos negócios, uma oportunidade de conhecermos novas tecnologias e, o mais importante, de entendermos que o Senai é a porta para o conhecimento dessas novas tecnologias”, disse Walquiria.
Na primeira palestra do encontro, o gerente comercial da BR Group, Gleisson Gonçalves, apresentou ao público as possibilidades da impressão digital. Na sequência, a consultora técnica em Moda e Design do Senai Cetiqt – Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, Angelica Coelho, trouxe as macrotendências do outono–inverno 2025.
Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
Комментарии