top of page
Buscar
  • sindivestedesign

Senai-DF abre 3,3 mil vagas gratuitas — 205 são exclusivas para mulheres

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) divulgou nesta terça-feira, 12 de março, duas oportunidades para qualificação profissional gratuita. A primeira é o edital de gratuidade regimental com turmas para o segundo trimestre do ano, que traz 3,1 mil vagas: 2.810 para cursos de qualificação profissional presenciais e a distância, 190 para cursos técnicos presenciais e semipresenciais e 100 para cursos de aperfeiçoamento. A segunda é uma nota convocatória, com 205 vagas de aperfeiçoamento exclusivamente para mulheres. Todas as vagas são ofertadas pelo Programa Senai de Gratuidade Regimental (PSGR) e destinadas a pessoas de baixa renda.

Os cursos da nota convocatória para o público feminino, publicada em referência ao mês da mulher, serão nas escolas do Senai do Gama e de Taguatinga — há turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno. Como os cursos são de aperfeiçoamento, é necessário que a aluna já tenha conhecimento na área.

No Gama, as opções só para mulheres são Criação de Conteúdo Digital para Mídias Sociais, Moda Sustentável: Ajuste e Reparo de Roupas, Modelagem para Impressão 3D e Fabricação de Biscoitos Pascais. Em Taguatinga, Boas Práticas para Sistemas de Ar Condicionado, Modelagem e Costura para Moda Sustentável, Manutenção: Inovação e Liderança Feminina Automotiva, Modelagem de Projetos Arquitetônicos com Software BIM e Manutenção em Vasos e Arranjos Florais.

No edital de cursos que se iniciam no segundo trimestre, há vagas nas escolas do Gama, do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), de Sobradinho e de Taguatinga, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Entre as opções estão Assistente Administrativo, Confeiteiro, Desenhista de Móveis, Jardinagem, Padeiro, Técnico em Edificações e Técnico em Eletrotécnica.

Critérios

As vagas são para pessoas de baixa renda e as inscrições devem ser feitas pelo site do Senai-DF até 12 de junho ou até o preenchimento das vagas, que será por ordem de inscrição. O candidato tem direito de se inscrever em até dois cursos, desde que em turnos diferentes.

Os pré-requisitos variam de acordo com a formação e estão listados na nota convocatória ou no edital de abertura das vagas e na página de inscrição. Para os cursos técnicos, é preciso ter no mínimo 16 anos de idade e ter terminado o Ensino Médio ou estar cursando a partir da 2ª série. As interessadas nos cursos para mulheres deverão redigir documento de próprio punho, por meio do qual declararão ter experiência na área escolhida, uma vez que os cursos são de aperfeiçoamento.

Em caso de uma quantidade maior de interessados do que o número de vagas disponível, o Senai-DF ordenará os excedentes em uma lista de espera, conforme a sequência das inscrições.

Convocação e matrícula

Os candidatos selecionados serão convocados por e-mail e/ou telefone e terão até dois dias úteis para comparecer à unidade em que o curso será ofertado para confirmação da matrícula, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 horas às 20h30.

Menores de 18 anos deverão estar acompanhados de um dos pais ou do responsável legal. O não comparecimento dentro do prazo estipulado acarretará a perda automática da vaga.

Para a efetivação da matrícula, é preciso apresentar original e entregar cópia do RG, do CPF e dos comprovantes de escolaridade e de residência. Para alunos menores de idade, são necessários também o RG e o CPF do responsável legal.

Diferenças entre cursos de aperfeiçoamento, de qualificação e técnicos

Os cursos de qualificação e de aperfeiçoamento são de curta duração e, nos editais lançados em março, têm de 60 a 160 horas-aula. A qualificação tem o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou de lhe permitir uma recolocação profissional, enquanto o aperfeiçoamento amplia ou atualiza competências de determinado perfil profissional. Na conclusão, o Senai concede um certificado.

Já os cursos técnicos ofertados neste edital têm 1.200 horas-aula (de um ano a um ano e meio) e formam profissionais com conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais em diversas atividades da indústria. Ao concluir, o estudante recebe um diploma.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Senai-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, opção 1, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h30 às 18h30.

Texto: Marcus Rodrigues

Foto: Marcos Gomes/Senai-DF

Assessoria de Comunicação do Senai-DF




Fonte: Sistema Fibra

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

INFORMATIVO MPME Nº14

Programa "Desenrola Pequenos Negócios" promove Renegociação de Dívidas para MEIs, Micro e Pequenas Empresas O programa "Desenrola Pequenos Negócios" para renegociar dívidas de MEIs, micro e pequenas e

Comments


bottom of page