top of page
Buscar
  • sindivestedesign

Sebrae lançará programa com fundo garantidor voltado para micro e pequenas empresas

Segundo o presidente do BNDES, programa também beneficiará uma parte da indústria.

Nesta segunda-feira (22), em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançará um programa com fundo garantidor voltado para micro e pequenas empresas.

Na ocasião, Mercadante respondeu que “Márcio França, ministro do Empreendedorismo e o Sebrae, vão lançar um grande programa de fundo garantidor para micro e pequena empresa”.

Mercadante ainda acrescentou que esse mesmo fundo irá beneficiar uma parte da indústria. 

“É um valor bem expressivo, vai ser o maior programa da história do Sebrae em termos de crédito”.

Haverá, de acordo com o presidente do BNDES, uma modelagem em que há garantia estatal para financiamentos feitos no mercado.

Ainda segundo ele, o plano era para ter sido lançado o novo programa nesta segunda-feira (22), porém a data foi reavaliada, complementando que nesta quarta-feira (24) será lançado o BNDES Azul, conjunto de medidas voltado à indústria naval e outros aspectos da economia relacionados ao mar.

Além disso, uma outra informação trazida por Mercadante é que no próximo dia 2 será lançado um pacote de financiamentos com taxas indexadas ao dólar.

O que é um fundo garantidor?

Um fundo garantidor de créditos trata-se de um mecanismo que garante aos clientes das instituições financeiras associadas a recuperação do patrimônio investido, se elas passarem por falência, por exemplo.

Dessa forma, esse fundo é uma instituição privada, sem fiscalização, em que seu objetivo é proteger investidores no âmbito do sistema financeiro nacional.

Além disso, essa mesma instituição tem como missão prevenir o risco de uma crise bancária sistêmica.

Um outro ponto sobre o fundo é que ele também presta auxílio para as próprias instituições financeiras.




Fonte: Contabeis


1 visualização0 comentário
bottom of page