top of page
Buscar
  • sindivestedesign

ONU quer mais participação da moda na ação pelo clima

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente lança manual para unir esforços com o setor para alcançar metas globais de sustentabilidade


ONU (Manuel Elias) - Moda contribui com 9% de micro plásticos nos oceanos e consome 215 trilhões de litros de água


O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) lançou o Manual de Comunicação de Moda Sustentável em parceria com os signatários da Carta da Moda da ONU. O objetivo do manual é unir os esforços dos comunicadores da indústria com as metas globais de sustentabilidade, levando em consideração os aspectos ambientais e sociais.


A partir do final deste ano, serão oferecidas aulas magnas com especialistas no assunto.

Mais de 140 grandes marcas se uniram a essa parceria, buscando aliar a comunicação às metas climáticas globais. Entre os participantes estão varejistas e organizações de fornecedores.


As prioridades incluem ações para combater a desinformação, reduzir mensagens que promovam o consumo excessivo, incentivar estilos de vida mais sustentáveis e estimular a demanda dos consumidores por ações das empresas e políticos


Roupas podem ser reutilizadas

De acordo com os organizadores, é crucial promover a ideia de que as roupas podem ser utilizadas mais de uma vez, a fim de evitar grandes danos ao meio ambiente. A fabricação de uma única peça de roupa consome uma quantidade desproporcional de recursos, como água.

Uma das metas do manual é incentivar os comunicadores a realizar pesquisas para diferenciar a criação de valor da extração de recursos e do crescimento em termos de volume, ao mesmo tempo em que se busca melhorar o bem-estar.

Para a ONU, os atuais padrões de consumo e produção são insustentáveis devido ao seu papel direto e significativo nas crises interconectadas das mudanças climáticas, poluição e perda da biodiversidade. Além disso, esses padrões também contribuem para as injustiças sociais em todo o mundo.

O setor da moda é responsável pela emissão de 2% a 8% dos gases de efeito estufa e gera níveis significativos de poluição, extração de água e impactos na biodiversidade. Anualmente, a indústria contribui com 9% dos microplásticos encontrados nos oceanos e consome 215 trilhões de litros de água.

Com informações da ONU News





Fonte: Revista Forum

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

INFORMATIVO MPME Nº14

Programa "Desenrola Pequenos Negócios" promove Renegociação de Dívidas para MEIs, Micro e Pequenas Empresas O programa "Desenrola Pequenos Negócios" para renegociar dívidas de MEIs, micro e pequenas e

Comments


bottom of page