Lucila Pena figura entre estilistas de destaque no Metrópoles Catwalk
- sindivestedesign
- 24 de out.
- 4 min de leitura
Com a brand LUCILA, a designer Lucila Pena retorna às passarelas em evento inédito, sediado no Teatro Nacional

Ao trazer a moda para o centro do país, entre os dias 3 e 7 de novembro, o Metrópoles Catwalk chega com uma programação que une estilistas de renome nacional aos talentos e criadores da capital federal. Nesse intercâmbio cultural de curadoria meticulosa, com desfiles, exposições e rodas de conversa, a programação propõe uma imersão diferenciada, que adentra o universo fashion do Distrito Federal, em sua potente relação com a moda de todo o país. Entre as designers em evidência durante os cinco dias repletos de moda, arte e interação, além de um elenco de modelos com renome internacional, está Lucila Pena. Suas peças são verdadeiras obras de arte, que refletem a alma de Lucila — repleta de cor e personalidade — por meio de designs e formas de caráter romântico.
Vem conferir!

Lucila Pena estará entre as estilistas do Metrópoles Catwalk
Conhecida no cenário fashion nacional e local, Lucila Pena trabalha uma moda casual e nada básica. Repletas de tecidos variados e tecnológicos, as coleções criadas e assinadas pela estilista oferecem aquele figurino romântico e versátil, que pode ser usado tanto para o dia quanto para a noite.
Confeccionados em materiais nobres, como seda e algodão, os shapes das peças proporcionam leveza, frescor e, acima de tudo, qualidade e conforto. Os bolsos laterais nos vestidos da label são marca registrada da Lucila. Mangas bufantes, ombreiras, corpetes, babados e transpassados também são apostas.
Outra tendência autêntica com toque oitentista que marca as coleções da estilista é o mix de estampas.

Para o público ansioso para sua participação no Metrópoles Catwalk, Lucila revela um pouco do que pretende mostrar. “Vamos contar uma história lúdica, leve e livre. Tem um toque dramático, glamuroso, muita transparência e muita pele!”
A designer celebra ainda a valorização da moda brasiliense não apenas no quadradinho, mas também em âmbito nacional. “Brasília tem muito talento e muito estilo, e isso merece ser alimentado”, defende.

A marca homônima nasceu em 2016 e passou por um rebranding em 2023, quando lançou a coleção SUPERNOVA. O nome foi de Lucila Pena para uma versão mais curta: LUCILA.
“LUCILA é uma marca para a mulher moderna que sabe brincar com o feminino, que tem visão de moda e olha para o futuro”, disse Lucila em entrevista ao Metrópoles na época.
Com a nova identidade estabelecida, os anos seguintes foram ocupados pelos dois volumes da coleção Falso Éden. Ambas ganharam desfiles únicos, apresentados na Galeria Karla Osório, em 2024, e no Sesi Lab, em 2025, com o apoio do Metrópoles. Agora, como parte da programação do Metrópoles Catwalk, a estilista desponta em mais uma oportunidade de levar seu talento para a passarela e para todo o Brasil.

Leia abaixo uma breve entrevista com Lucila Pena
Coluna: O que veremos na passarela? Vai ser uma coleção inédita, talvez uma continuação da Falso Éden?
Lucila: Trata-se de uma coleção inédita, um drop especial e uma maneira diferente de imaginar o verão. Tem um toque dramático, glamuroso, muita transparência e muita pele! Concluímos (pelo menos por enquanto) a história da FALSO ÉDEN, mas ainda continuo me inspirando nos movimentos da natureza e na beleza dos contrastes. Vamos contar uma história lúdica, leve e livre.

![]() | ![]() | ![]() |
Como uma designer local, qual importância de um evento desse porte têm pro desenvolvimento da moda em Brasília?
O instinto criativo de Brasília me encanta. Tanto na moda, quanto na arquitetura, no design, no audiovisual… Brasília tem muito talento e muito estilo, e isso merece ser alimentado. O Metrópoles é hoje um dos grandes patronos da moda em Brasília e eu fico muito feliz em poder participar de iniciativas como essa.



Metrópoles Catwalk
O desfile de Lucila está agendado para quarta-feira (5/11), com outros nomes locais, como Barreto Shoes, por Tainah Barreto; Drama, por Maria Rocha; e Hylo Cartis Studio, por Alisson Abreu. Neste mesmo dia, o evento estrelará também nomes nacionais como: Reinaldo Lourenço, pela multimarcas de Brasília Magrella; Glória Coelho, pela label brasiliense Jeté; Guto Garvalhoneto, a convite da marca local de renome nacional Q.U.A.D.R.A.; e a etiqueta Aluf pela grife nascida na capital: a Maria.
O evento será realizado de 3 a 7 de novembro no Teatro Nacional Cláudio Santoro e reúne curadoria meticulosa de desfiles, exposições, rodas de conversa e muito estilo.
A programação propõe uma imersão no mundo fashion do Distrito Federal e de todo o país, traz o olhar do estilista Guto Carvalhoneto para as exibições de arte e apresenta um elenco de 70 modelos que vão cruzar a passarela do evento — entre elas, 40 são do Distrito Federal.
Realizado pelo Instituto Inbras, em parceria com o Metrópoles e com apoio da Secretaria de Turismo, Banco BRB, Secretaria de Cultura do Distrito Federal e Senai/Sindivest, o Metrópoles Catwalk é um dos primeiros grandes eventos a ocupar o Teatro Nacional Claudio Santoro desde sua reabertura em soft opening, que vem ocorrendo desde dezembro de 2024, retomando o espaço que é um dos maiores ícones culturais do Brasil.










Comentários