top of page
Buscar
  • sindivestedesign

INFORMATIVO MPME

Pequenos negócios geraram 71% das vagas de trabalho criadas em 2023

O Brasil alcançou, no último mês de outubro, a marca de 1,78 milhão de novos empregos gerados desde o início do ano. Desse universo, quase 71% foram criados pelas micro e pequenas empresas, o que corresponde a aproximadamente 1,26 milhão de novos postos de trabalho. Já as médias e grandes geraram 372,4 mil vagas, o que equivale a cerca de 21% do total de empregos. Os dados são de um estudo do Sebrae realizado a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia.


Considerando apenas o mês de outubro, o levantamento do Sebrae mostra que foram criados pouco mais de 190 mil vagas de trabalho. As micro e pequenas empresas contribuíram com 124,1 mil empregos, o que representa 65,2% do saldo líquido de contratações efetuadas. Enquanto as média e grandes empresas foram responsáveis por 69,8 mil novas vagas, equivalente a 36,7% do saldo.


  • Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os números mostram, mais uma vez, a força do pequeno negócio e a importância desse segmento para a economia. “São os empreendedores de pequeno porte que têm sustentado o país. São as pessoas que acordam todas as manhãs e fazem o Brasil se movimentar, distribuindo renda, proporcionando inclusão social e a transformação das vidas de bairros e municípios, em todas as regiões. Pela primeira vez na história o Brasil registrou a marca de 100 milhões pessoas ocupadas. E temos uma das menores taxa de desemprego de 7,6%”.


Mais de 1,2 milhão de micro e pequenas empresas podem ser excluídas do Simples Nacional em 2024

O Simples Nacional pode ter mais de 1,2 milhão de micro e pequenas empresas excluídas se elas não regularizarem seus débitos até 28 de dezembro. Esse sistema beneficia seus participantes com a simplificação no pagamento de impostos e no valor arrecadado


  • Assim, deve-se seguir critérios rigorosos para manutenção dessa adesão, tais como: manter-se abaixo do faturamento de R$ 4,8 milhões e estar em dia com os impostos e contribuições ao INSS.




Fonte: CNI

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page