A Colômbia é um comprador muito importante para a indústria têxtil brasileira e vem consolidando essa posição nos últimos anos, graças à presença ativa de empresários do país na feira Colombiatex.
Fonte:

Na ocasião, o setor têxtil brasileiro, que conta com o apoio do Programa Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), criado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e pela Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (ABEI), A Agência de Promoção (ApexBrasil) uniu forças com 36 empresas para atingir a meta de aumentar sua cobertura nos mercados colombiano e latino-americano.
Durante a edição anterior da Colombiatex, a delegação brasileira gerou vendas de mais de 10 milhões de dólares no local, e mais de 5.000 contatos realizados, números que devem crescer significativamente para a versão de 2025.
"Acreditamos no mercado colombiano porque vemos seus fabricantes e confeccionistas como os aliados perfeitos para as inovações brasileiras.", diz Lilian Kaddissi, superintendente de projetos e líder do Texbrasil.
O Brasil é o quinto maior produtor têxtil do mundo e possui a maior cadeia integrada do Ocidente. Se destaca no cenário mundial não apenas pelo seu profissionalismo, robustez, criatividade e tecnologia, mas também pelo tamanho de sua indústria. Em 2023, a cadeia têxtil produziu aproximadamente 203 milhões de dólares, o que representa 4,4% do valor total da produção da indústria manufatureira brasileira.A Colômbia é o quinto destino das exportações brasileiras do setor Têxtil e de Confecção (excluindo fibras de algodão).
Em 2024, as vendas para o mercado colombiano registraram um cenário positivo de recuperação, totalizando 56,5 milhões de dólares, o que representou um crescimento em valor de 17,5% em relação a 2023.O Brasil é um dos poucos países que ainda possui uma cadeia têxtil e de vestuário totalmente integrada, com produção desde a matéria-prima (fibras naturais e químicas) até o produto final (vestuário e artigos de cama, mesa e banho).
O país é autossuficiente em algodão e produz mais de 8 bilhões de itens de vestuário por ano.
Comments