top of page
Buscar
  • sindivestedesign

HUB DE INOVAÇÃO DO INSPIRAMAIS TEM 30 EMPRESAS CONFIRMADAS


O Hub Conexão Criativa, espaço que abriga materiais inovadores no INSPIRAMAIS, está em constante crescimento. Na 29ª edição do evento, estão confirmadas 30 empresas que apresentarão produtos com foco em sustentabilidade. O salão INSPIRAMAIS, que lança mais de mil produtos para as indústrias de calçados, confecções, automotivos, móveis e bijuterias, acontece nos dias 23 e 24 de janeiro de 2024, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS.

A curadora do espaço, Flávia Vanelli, enfatiza a crescente importância de apresentar negócios sustentáveis ao mercado de moda, design e arquitetura. "Ao longo de mais de dez edições, temos testemunhado a diversidade e a riqueza do design e do artesanato brasileiro, especialmente quando se trata de impacto positivo, com soluções sustentáveis que se alinham às demandas do mercado", observa. Ela destaca que, desde sua criação, em 2018, o Hub Conexão Criativa já desempenhou um papel vital ao conectar mais de 300 empreendimentos sustentáveis com o mercado, servindo como um catalisador para que projetos notáveis encontrassem novos parceiros e clientes durante o INSPIRAMAIS.


O evento

A 29ª edição do INSPIRAMAIS deve reunir mais de 150 expositores de insumos e materiais que receberão a visita de 7 mil pessoas do Brasil e de parte do mundo. O evento é uma promoção da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do programa Brazilian Materials e a parceria do Sebrae Nacional. Saiba mais no site www.inspiramais.com.br.


Conheça as empresas confirmadas no Hub Conexão Criativa:


Aiper: os biopigmentos da Aiper são corantes naturais derivados de microorganismos, como bactérias ou fungos. Eles são produzidos por meio de processos biotecnológicos inovadores que envolvem a fermentação microbiana. Esses pigmentos são utilizados como alternativas sustentáveis aos corantes químicos tradicionalmente usados na indústria têxtil e em outras aplicações.


AMADEU Amazônia Materials Design United: desenvolvimento de materiais do látex.

Asderen: renda Irlandesa feita à mão com lace, linha mercê crochê, papel manteiga, papel madeira e outros.


ATMA Fish Leather: confecção de bolsas, carteiras, pochetes, clutches e outras peças com couro de peixes (tilápia, pirarucu e salmão).

Brilho da Mata: pingente fabricado em prata e técnica de pintura com cacau em pó.

Bruk: moda feita com upcycling de borrachas entre outros materiais.

Cerradouro: joias botânicas feitas com matéria orgânica do cerrado mineiro, colhidas de forma sustentável - quando caí no chão ou no final do ciclo de vida - e que depois são metalizadas e recebem banhos de metais preciosos. A água utilizada na produção é colhida da chuva e as hastes para imersão das peças são de cobre recolhido do descarte de empresas de internet.


Cezario Design e Moda Circular: metodologia para implantação de critérios ESG na cadeia da moda.


Contextura: serviços de criação de superfícies sustentáveis para moda utilizando resíduos por meio da técnica de termal bonding.

Cotton Move: soluções circulares para o varejo e indústria de moda.

Dedim: joalherias contemporâneas feitas a partir de materiais de resolução ou recicláveis.

Dornelles Designer: coleção de joias sustentáveis com reaproveitamento de produtos naturais existente no habitat do homem do campo. Uma coleção com prata 950k, crina de cavalo, osso, chifre e pedras preciosas.

DuMeio Sustentável: biotecido DuBac, produzido com bactérias.


Lilium Mixed Reality: um showroom imersivo que é uma plataforma em Realidade Virtual para apresentação de mostruário em 3D para vestuário, calçados ou tecidos.


Ludimila Heringer: vestimentas em tecidos com certificação de tingimento natural e estamparia botânica. Acessórios como bolsas, braceletes e brincos com madeira de reaproveitamento e fios com técnicas ancestrais. Produção responsável de vestimentas de crochê de alta qualidade e bordados com materiais ecológicos.

Marilon Ecojoias: upcycling com materiais de descarte.


Muush: biotecido de micélio a partir de resíduos agrícolas.


Naisha Cardoso: joias contemporâneas da Amazônia

Pacoa Eco: tecido desenvolvido em tear manual com algodão reciclado e fibra de bananeira.

Palhasfahion: Aviamentos e Enfeites feitos de palha de milho e linhas.


Pipa Social: polo de criação e produção coletiva de incentivo às mulheres em situação de vulnerabilidade social.


QuipoTech: ferramenta para rastreabilidade de cadeias produtivas da moda e de materiais, em que cada usuário consegue organizar sua cadeia contando a história de produção e, ao mesmo tempo, com as comprovações normativas que cada tipo de produto exige.

R-Inove Soluções Têxteis: rastreabilidade completa das operações têxteis por meio da inserção de uma codificação impressa na seção longitudinal do fio têxtil, antes de se tornar uma malha ou tecido. Por meio da leitura do código é possível acessar toda a história do produto.


Rato Design Circular: transformação de resíduos em Design e Arquitetura unindo inovação, inclusão social e rastreabilidade. Soluções circulares para Arquitetura Comercial e Arquitetura Corporativa.


Re Re: produção de peças de decoração e acessórios por meio da mistura de resíduos têxteis e aglutinantes naturais.


Re•veste: produz a Enlã, uma superfície orgânica que mistura lã, resíduos de algodão e linho ´por meio da técnica ancestral de feltragem.


Sindicalçados MG: apresenta a Gira, primeira plataforma de revenda on-line do setor de calçados e bolsas criada para intermediar a venda de insumos excedentes de outras coleções, como couros e aviamentos. A Gira permite que, principalmente pequenas e médias empresas, tenham acesso fácil a matéria prima em quantidades menores e com preços mais competitivos em relação aos fornecedores formais.


Rita Prossi Biojoalheria do Amazonas: fibras/sementes /resíduos de madeira e metais.

Tainos: acessórios, sementes e aviamentos têxteis.


Tilápia Leather: couro de tilápia com curtimento vegetal para moda.



Fonte : Inspira Mais


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

INFORMATIVO MPME Nº14

Programa "Desenrola Pequenos Negócios" promove Renegociação de Dívidas para MEIs, Micro e Pequenas Empresas O programa "Desenrola Pequenos Negócios" para renegociar dívidas de MEIs, micro e pequenas e

Comments


bottom of page