Os projetos Hub da Indústria e Exporta DF, conduzidos pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), estão entre os 12 finalistas da categoria Federação do Prêmio Excelência Sindical da Indústria 2024. A iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) busca reconhecer federações e sindicatos que se destacam na promoção e no fortalecimento sindical e associativista.
Fonte:
O resultado será anunciado nesta quarta-feira, 27 de novembro, durante o Encontro Nacional da Indústria (Enai), em Brasília. De acordo com a organização, 307 ações foram inscritas — 64 na categoria Federação e 243 na categoria Sindicato. Entre os critérios analisados pela banca examinadora estão inovação e replicabilidade. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão prêmios em dinheiro.
Para o diretor de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra, Fernando Japiassu, a iniciativa não só contribui para o fomento ao associativismo, mas estimula a troca de experiências entre as entidades e novos projetos cada vez mais bem elaborados. “Há todo o esforço de uma equipe que se dedica por horas e horas de trabalho. Constroem-se por meio de ideias salutares resultados com engajamento de todas as pessoas envolvidas. Ter dois projetos entre os finalistas motiva, é exemplo e atrai novos associados a estar juntos vencendo desafios”, avalia.
Conheça os projetos do Distrito Federal
Hub da Indústria do DF — Busca promover a tecnologia na cadeia produtiva e elevar a maturidade digital do setor industrial brasiliense. Entre as ações estão capacitações em grupo e consultorias individualizadas em temas como gestão, planejamento estratégico e redes sociais. Em 2022, o projeto foi aprovado em edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), inscrito pela Fibra, pela Biotic S.A., pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). A fase-piloto foi desenvolvida em 2023 e, em 2024, o projeto entrou na fase de escala, na qual também tem o apoio da ABDI e de outros parceiros. Coordenado pela Fibra, por meio da Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, o Hub da Indústria do DF atende mais de 120 indústrias, que elevaram a maturidade digital, em média, em 45%.
Exporta DF — Visa à capacitação e ao desenvolvimento das competências necessárias para criação de cultura e de maturidade exportadora em micro e pequenas indústrias. O primeiro ciclo, em andamento, atende empresas de vestuário. Dezenove negócios participam, desde abril de 2024, e seguem no projeto até o fim do ano. O segundo ciclo será voltado aos setores de alimentos e bebidas e de beneficiamento de grãos. O Exporta DF é organizado em uma trilha, dividida em três etapas: ciclo de oficinas práticas, que inclui a elaboração do plano de exportação de cada empresa participante, imersão de conhecimento para adequação de produto para o mercado externo e conexão com empresas de outros países para prospecção de tendências e negócios. O projeto da Fibra é coordenado pelo Centro Internacional de Negócios do DF (CIN-DF) e executado com o apoio de órgãos e entidades ligados à internacionalização.
Texto: Samira Pádua
Foto do Hub da Indústria do DF: Marcos Gomes/Sistema Fibra - 14.4.23
Foto do Exporta DF: Nilson Carvalho/Sistema Fibra - 2.4.24
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
Comments