top of page
Buscar
  • sindivestedesign

Empresas do DF: adesão ao programa para renegociar o Refis 2023

Adesão pode ocorrer até dia 30 de novembro, Procedimento pode ser virtual ou presencial


Já está aberto o prazo para os interessados em aderir ao Refis 2023 no Distrito Federal (DF). O novo Programa de Incentivo à Regularização Fiscal do Distrito Federal estabeleceu-se através do Decreto nº 45.110, assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

Nele estabelece a autorização ao início das renegociações que deverão acontecer até o dia 30 de novembro. Esta é mais uma oportunidade para pessoas físicas e jurídicas regularizarem os débitos cujos fatos geradores tenham ocorrido até 31 de dezembro de 2022.

O governo visa, por meio desta iniciativa, regularizar a situação fiscal da população e dos empresários, ao mesmo tempo em que busca aumentar a arrecadação. A expectativa é arrecadar cerca de R$ 400 milhões com a adesão ao Refis até 30 de novembro.

Condições de pagamento

Segundo estimativas dos técnicos da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (Sefaz), mais de 150 mil pessoas físicas e 4,5 mil empresas estão aptas a aderir ao programa. Nesta edição, o pagamento pode ser efetuado de duas formas: à vista, com um desconto de 99% em juros e multas; ou parcelado, com um pagamento inicial de 10% e o restante dividido em até 120 parcelas.

O programa abrange uma ampla variedade de débitos, que incluem:

  • Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS);

  • Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS);

  • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);

  • Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU);

  • Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA),

  • Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis e Direitos a Eles Relativos (ITBI);

  • Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis ou Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD);

  • Taxa de Limpeza Pública (TLP).

A adesão ao Refis-DF 2023 pode ocorrer pessoalmente nas unidades da Receita do DF ou pelo Portal de Serviços da Receita do Distrito Federal.

O que é o Refis?

O Refis (Programa de Recuperação Fiscal) tem o objetivo de facilitar a regularização e renegociação de dívidas tributárias ou não tributárias de pessoas jurídicas ou físicas com a União.

O incentivo pode ser implantado em vários órgãos públicos federais, tais como: Receita Federal; Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); e ainda nas Secretarias da Fazenda, estaduais ou municipais.




Fonte: Jornal Contábil



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

INFORMATIVO MPME Nº14

Programa "Desenrola Pequenos Negócios" promove Renegociação de Dívidas para MEIs, Micro e Pequenas Empresas O programa "Desenrola Pequenos Negócios" para renegociar dívidas de MEIs, micro e pequenas e

Comments


bottom of page