top of page
Buscar
  • sindivestedesign

Do upcycling à inclusão: conheça o projeto brasiliense Jeans do Bem

A iniciativa conta com doações de peças para a fabricação dos produtos; há vários pontos de coleta espalhados pela cidade





A união entre sustentabilidade e inclusão social tem ganhado cada vez mais destaque no mundo da moda. O projeto Jeans do Bem, principal iniciativa do LEVVO Instituto, exemplifica perfeitamente essa combinação poderosa. Por meio de práticas de economia circular e programas sociais impactantes, o projeto busca não só reciclar materiais, mas também oferecer oportunidades significativas para comunidades em situação de vulnerabilidade.


Vem saber mais!




Conheça o Projetos Jeans do Bem, combinação poderosa de sustentabilidade e inclusão social


Sobre o Jeans do Bem

Há cinco anos, o projeto Jeans do Bem contempla Brasília com moda, upcycling e empreendedorismo. Com o objetivo de promover uma economia circular por meio do universo fashion no Distrito Federal, a iniciativa funciona da seguinte forma: o público interessado doa uma peça jeans e, assim, a peça é recolhida e higienizada. Depois, uma nova roupa é produzida por costureiros capacitados pelo instituto. Na sequência, as criações são vendidas pelo site do projeto.

Ao recolher as peças que seriam descartadas, a ação transforma materiais anteriormente considerados sem valor em peças de vestuário únicas e sustentáveis. E o impacto vai além da moda sustentável – estende-se à geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade.

“O Jeans do Bem surgiu com o o objetivo de ser um projeto que qualquer pessoa pudesse participar, seja da comunidade seja qualquer indivíduo que tivesse uma forma de ajudar”, diz Laura Oliveira, CEO do Grupo Levvo.



Neste ano, o instituto completou 25 anos



Mais de 50 mil pessoas foram impactadas pelo projeto em 2022


Parte das peças foi produzida pelas Instituições APAED e Irmã Rosália


As criações do Jeans do Bem, vendidas pelo site, são da estilista Silas Filgueira


Capacitação e empoderamento por meio de oficinas de costura

Para fazer o projeto Jeans do Bem acontecer, a iniciativa conta com a ajuda do programa Oficina de Costura Mais Renda, com oportunidades para muitos indivíduos que buscam entrar no mercado de trabalho a aprenderem a produzir as peças do projeto.


Além de fornecer treinamento prático em habilidades de costura e design, o programa visa fortalecer a confiança e o empoderamento pessoal de cada participante, o que os leva a se tornarem empreendedores independentes e contribuintes ativos para as próprias comunidades.


A contribuição da sociedade pode ser feita com doações em unidades do McDonald’s por todo o Distrito Federal. Basta acessar o site e conferir quais recebem


Com o upcycling, as tonalidades do jeans podem variar na mesma peça


A versatilidade do tecido permite uma infinidade de criações


De blazer a bolsas, as peças jeans doadas podem virar qualquer coisa


O compromisso do LEVVO Instituto em promover a sustentabilidade, a inclusão social e o impacto comunitário por meio do Projeto Jeans do Bem em Brasília, além das diversas ações sociais, destaca a importância de programas e projetos como esse, que visam à criação de um futuro mais promissor e equitativo para todos, principalmente no meio da moda.



Fonte: Metrópoles


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

INFORMATIVO MPME Nº14

Programa "Desenrola Pequenos Negócios" promove Renegociação de Dívidas para MEIs, Micro e Pequenas Empresas O programa "Desenrola Pequenos Negócios" para renegociar dívidas de MEIs, micro e pequenas e

Comments


bottom of page