top of page
Buscar
  • sindivestedesign

Candiani apresenta jeans biodegradáveis

A empresa italiana lançou o que afirma serem os primeiros jeans com elasticidade completamente biodegradáveis e produzidos a partir de matérias-primas naturais. Os jeans integram a coleção da sua marca própria Coreva Design e já estão à venda.




A Candiani apresentou os modelos durante o lançamento oficial da sua marca própria Coreva Design, que decorreu no passado dia 19 de setembro durante a semana de moda de Milão.

A tecnologia Coreva usa fios produzidos a partir de materiais derivados da árvore da borracha ou seringueira, cujo nome científico é Hevea Brasiliensis, para conferir elasticidade ao tecido. A inovação permite eliminar a utilização de fibras sintéticas, resultando num denim com melhores características de biodegradabilidade.

De acordo com o website da Coreva Design, o denim com elasticidade convencional pode demorar 400 anos a degradar-se, enquanto a tecnologia Coreva permite que os jeans se decomponham em apenas quatro meses, ao mesmo tempo que melhora a fertilidade do solo em 22%.

As matérias-primas usadas têm ainda outras vantagens ambientais, nomeadamente ao nível da libertação de microplásticos nas lavagens, que acontece com os jeans convencionais com elasticidade, mas não com a Coreva, assim como na reciclagem, já que não recorre a fibras sintéticas.

«Este é apenas o início da nossa jornada para conseguirmos um tecido denim completamente regenerativo, cujos componentes podem ser reciclados e transformados em novo tecido denim. A caminho de um mundo em que as peças de vestuário descartadas terão um impacto positivo no nosso planeta», refere o website da Coreva Design.


Tecnologia premiada

A coleção da Coreva Design apresenta vários estilos, incluindo jeans de cinco bolsos, calças de trabalho, chinos, casacos em denim, minissaias, tops e camisas, assim como sobretudos, sweatshirts e calças jogger.

«Chegou a altura da tecnologia Coreva se transformar definitivamente numa marca para demonstrar as reais possibilidades da circularidade completa e escalável», justifica Alberto Candiani, presidente da Candiani Denim.



«Foi assim que nasceu a marca Coreva Design, em que a palavra design é acrescentada para descrever o processo por detrás da criação de um produto durável e de qualidade, desenhado desde o início para responder ao problema do seu próprio fim de vida», acrescenta a Candiani.

A Coreva foi, de resto, galardoada, no passado dia 24 de setembro, com o Groundbreaker Award, atribuído a novas ideias, tecnologias ou produtos que representem um avanço significativo no estado da arte, nos prémios de sustentabilidade na moda da Camera Nazionale della Moda Italiana, organizados com o apoio da United Nations Ethical Fashion Initiative, da Ellen MacArthur Foundation e da Comune di Milano.

«Nós, na Candiani, temos vindo a inovar no denim há quatro gerações até à Coreva, uma tecnologia de base bio para um material durável e compostável, que também se tornou numa marca circular, a Coreva Design», afirmou, no discurso de aceitação do prémio, Alberto Candiani. «É uma especialidade italiana injetar criatividade em tudo, até nas leis da física e da química», concluiu.



Fonte: Portugal Textil

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page