A Bvlgari, grife fundada em Roma em 1884 e parte do portfólio do Grupo LVMH, lançou no Brasil seu projeto global Bvlgari Studio, uma plataforma criativa multidisciplinar, onde criadores contemporâneos internacionais são convidados a reinterpretar a narrativa dos ícones mais inovadores e vanguardistas da Maison - B.zero1, Bvlgari Bvlgari e Bvlgari Tubogas.
Fonte:
Durante uma festa realizada para convidados na noite de terça-feira, 5 de novembro, no espaço Home & Design do shopping Cidade Jardim, em São Paulo, a marca apresentou a nova coleção de joias Bvlgari Tubogas, que homenageia duas das marcas registradas da Bvlgari: a técnica artesanal Tubogas - desenvolvida a partir de tiras flexíveis de ouro criando elos sem solda - e o uso do ouro amarelo; além de uma instalação interativa desenvolvida em colaboração com o artista multimídia catarinense Leandro Vigas, como parte das iniciativas do Bvlgari Studio. A instalação ficará em exposição para o público geral até 6 de janeiro no Home & Design.
De acordo com a grife, a obra de mais de 10 metros de comprimento foi inspirada novas criações Bvlgari Tubogas e contempla elementos interativos de luz e movimento, por meio de um sistema sensorial inovador desenvolvido especialmente para o projeto. Este recurso interativo capta os movimentos ao seu redor para criar efeitos dinâmicos de luz – resultando em um diálogo marcante entre obra e expectador, tornando-o parte da construção da experiência artística.
“Eu acho muito interessante como as peças Tubogas, por serem maleáveis, parecem abraçar, envolver o corpo de quem as veste. A partir disso, fui inspirado por essa ideia de como poderíamos abraçar várias pessoas ao mesmo tempo; como criar uma obra em que uma das interações seja a sensação de estar sendo abraçado ou envolto por um elemento,” comenta Vigas sobre o ponto de partida criativo.
Vigas é formado em design gráfico e cinema, e tem como característica de seu trabalho o uso de instalações de luz, projeções 360º e performances ao vivo. Seus projetos de arte pública exploram uma estética orgânica e partem da imersão do espectador como ponto de partida para experiências únicas. Com esta colaboração, o brasileiro une ao time de criativos globais que vêm contribuindo com suas visões artísticas para o legado de inovação e cocriação da Maison, incluindo, entre outros: o DJ e produtor ítalo americano Anyma, o multi-instrumentista jamaicano Masego, o artista alemão Christopher Bauder, a bailarina Isabella Boylston, o designer gráfico italiano Antoni Tudisco, responsável pela campanha digital do projeto Bvlgari Studio, e coreógrafo francês Sadeck Berrabah, famoso por suas performances focadas nos movimentos dos braços e das mãos.
“A engenhosidade da Bvlgari em ressignificar uma antiga técnica industrial para desenvolver um produto de design elevado, como Tubogas, se conecta muito bem com meu trabalho, onde também aplico elementos industriais para dar novas formas e significados a eles” diz Leandro Vigas.
Comments