top of page
Buscar
  • sindivestedesign

Apex e Sebrae vão promover exportações de pequenas empresas com foco em emergentes

Segundo presidente do Sebrae, os atores trabalham processos de natureza burocrática para concluir o Plano; ideia é divulgá-lo na presença do presidente Lula


A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) terá um Plano de promoção de exportações para startups e pequenos negócios. O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Décio Lima, indicou à CNN que o foco da ação será o Sul Global — termo que se refere aos países antes chamados emergentes.

O convênio entre Apex e Sebrae já foi assinado. Segundo Lima, os atores trabalham processos de natureza burocrática para concluir o Plano. A ideia é de que os detalhes da ação sejam divulgados na presença do presidente Lula.

“Junto com o presidente Jorge Viana, da Apex, estamos estabelecendo um conjunto de ações para fortalecer a relação dos pequenos negócios do Brasil com o mundo globalizado. A Apex tem um extraordinário protagonismo internacional e vai nos permitir interagir com o Sul globalizado principalmente”, disse Décio Lima à CNN.

O presidente do Sebrae não deu detalhes sobre o Plano e não confirmou sua implementação a partir de 2024. Jorge Viana já havia confirmado anteriormente que entre os programas englobados no convênio está o “Exporta Mais Amazônia”, que será lançado oficialmente na próxima semana, em Rio Branco (AC).

O Exporta Mais Amazônia busca fomentar as exportações de setores compatíveis com a floresta e inclui ações como instituições parceiras, busca de soluções para corrigir entraves à exportação de setores econômicos da Amazônia e organização de estandes em feiras internacionais.

O Sebrae vê a Apex como uma “porta” para os pequenos negócios do Brasil ultrapassarem as fronteiras do país.

‘Não podemos mais imaginar que o micro e pequeno empreendedor esteja apenas dentro da economia do país, em um mundo globalizado, em um mundo que está vivendo uma verdadeira revolução, com reindustrialização, startups, inteligência artificial”, disse,.

Viana e Lima estiveram juntos na última semana em delegação brasileira que visitou o Web Summit Lisboa, maior evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo da Europa. A delegação contou com 400 empresas – entre elas 200 startups selecionadas pelo Sebrae – e desembarcou na Europa com expectativa de negócios futuros em R$ 9 milhões.




Fonte: CNN BRASIL

1 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page